A nova versão da Ducati Monster está quase pronta. Será apresentada ao público ainda este ano e estará à venda no máximo no início de 2026.
No início de 2025, a Ducati passou a comercializar modelos com o novo motor V2 : Multistrada V2 , Panigale V2 e Streetfighter V2 , mas ainda não vimos a DesertX e a Monster com esse motor.
O novo motor V2 de Borgo Panigale abandona o sistema desmodrómico para atuação de válvulas, sendo as válvulas geridas por molas, como na maioria dos motores. Isto traz várias vantagens: o motor passa a pesar apenas 54,4 kg, e por não possuir sistema desmodrómico, a manutenção é mais económica. Estima-se que na nova Monster o V2 entregue 120 cv a 10.750 rpm, e outra possibilidade é que seja utilizada a configuração da Multistrada V2 ( 115,5 cv ). De uma forma ou de outra, ela será mais potente que a atual Monster, que tem um motor de 937 cc capaz de atingir 111 cv .

Nas fotos dos nossos colegas da motorradonline.de vemos em ação o protótipo da nova Ducati Monster. As imagens mostram que a marca não está a trazer de volta o icónico quadro multitubular, preferindo a adoção do quadro monocoque de alumínio. O braço oscilante também é feito de alumínio. Tendo em conta o peso a seco de 179 kg da Monster 2024, a nova versão não deve ser mais pesada.

O amortecedor, a forquilha invertida (USD) e as rodas de alumínio fundido também vêm da Streetfighter V2 , embora outros componentes, como os travões, sejam um pouco mais simples (e baratos).
A nova Ducati Monster será apresentada oficialmente ainda este ano e estará disponível nos concessionários da marca no máximo no início de 2026.