Ducati Multistrada V4 Pikes Peak: A tão esperada versão desportiva | Motomais
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Offroad Moto
  • Revistacarros
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
Motomais

Ducati Multistrada V4 Pikes Peak: A tão esperada versão desportiva

Redação por Redação
10 Março, 2023
em Sem categoria
A A
Ducati Multistrada V4 Pikes Peak: A tão esperada versão desportiva
Share on FacebookShare on Twitter

Foi hoje finalmente apresentada, a tão aguardada versão desportiva da Multistrada V4: a Multistrada V4 Pikes Peak, mais leve, com roda dianteira de 17′, monobraço oscilante e equipamento de suspensão, eletrónica e travões provenientes da Panigale V4 S.

Na famosa subida de montanha Pikes Peak, a Ducati saiu vitóriosa em 2018. Carlin Dunne levou uma Multistrada 1260 ao triunfo com o tempo de 9’59,102 minutos. A partir de então e  devido a um acidente mortal no ano seguinte, a lendária prova de montanha foi interditada para as motos.  

A Ducati continua a tradição, e a prova disso mesmo é que a marca de Borgo Panigale apresentou hoje a nova Multistrada V4 na versão Pikes Peak. Ao contrário da Multistrada ‘normal’ que é uma grande enduro que pode fazer tanto off-road quanto estrada, a nova Pikes Peak tem a essência pura para rolar com enorme à vontade numa ziguezagueante estrada de montanha. Para esse efeito, a Ducati aplicou no quadro da Pikes Peak uma nova roda dianteira Marchesini de 3,5 x 17 polegadas e uma  traseira de 6 x 17 polegadas, ligada ao monobraço, criando assim condições para o uso de pneus desportivos, neste caso uns Pirelli Diablo Rosso IV nas dimensões 120/70 na frente e 190/55 atrás.

Com as jantes de alumínio forjado Marchesini , 2,7 kg mais leves que as da Multistrada V4 S, é fácil de perceber que o comportamento dinâmico da Pikes Peak estará mais eficaz e contribui para a redução da quantidade de peso total de 4 kg por comparação com a Multistrada V4 S.

Artigos relacionados

MotoGP, Paolo Pavesio (Yamaha): “Estamos a fazer uma loucura”

MotoGP, Paolo Pavesio (Yamaha): “Estamos a fazer uma loucura”

1 Fevereiro, 2025
WSBK, Jonathan Rea: “Preciso de um pouco mais de estabilidade e sensação na frente”

WSBK, Jonathan Rea: “Preciso de um pouco mais de estabilidade e sensação na frente”

1 Fevereiro, 2025

As suspensões Marzocchi foram trocadas por umas suspensões Öhlins semi-ativas com bainhas de 48 mm invertidas e um mono-amortecedor TTX36. Na parte traseira, o curso da suspensão baixou para 170 milímetros, na frente permanecem os mesmos 170 milímetros de curso. O sistema de travagem com disco duplo, também foi melhorado. Para fornecer mais potência de travagem os discos aumentaram de 320 para 330 milímetros de diâmetro e as pinças  monobloco Brembo foram substituídas por pinças M50 Stylema.

A nova V4 Pikes Peak é a primeira Multistrada de sempre a estar equipada com a suspensão eletrónica Öhlins. O sistema Smart EC 2.0 é o mesmo adotado pela Panigale V4 S e pela Streetfighter V4 S. É um sistema particularmente avançado que permite um ajuste “event based”, que na prática regula as suspensões de acordo com o estilo de condução do utilizador. Por outras palavras, quando mais o condutor se aproxima dos limites, mais as suspensões ficam rijas.

Em comparação com a Multistrada, a Pikes Peak tem o ângulo de direção maior, com mais trail e consequentemente mais distância entre eixos. Especificamente o ângulo de coluna de direção é de 25.75° (+ 1.25° vs Multistrada V4) e o trail é agora de 120 mm (+0.5 mm vs Multistrada V4); a distância entre eixos aumenta para 1,595 mm (+0,028 mm vs Multistrada V4). Estes novos números dão à Multistrada V4 Pikes Peak as características de condução típicas de motos desportivas, sem comprometer o conforto em qualquer situação.

O motor V4 Granturismo com 1160 cc de cilindrada, permanece aparentemente inalterado. As especificações mostram exactamente os mesmos valores da Multistrada ‘normal’, com 170 cv ás 10.500 rpm  e 125 Nm às 8.750 rpm. Desenhado especificamente pela Ducati para a família Multistrada V4, resulta extremamente leve – 66,7 kg apenas – e é muito compacto. Graças a esses recursos, os engenheiros da Ducati criaram um equilíbrio e uma centralização de massa perfeita.

Já no que concerne à eletrónica, a Pikes Peak traz, entre outras coisas, vários modos de condução, o ABS Cornering, controlo de tração, controle de wheelie, quickshifter, cruise control adaptativo e monitorização do ponto cego – ou seja, o sistema de radar. O display TFT de 6,5 polegadas no cockpit não oferece apenas vários modos de leitura, também pode ser conectado em rede normal e usado para navegação.

A introdução do Modo Race Riding representa uma inovação para os modelos Multistrada. A opção Race junta-se a uma estratégia de corrida mais para o limitador, que intervém de forma mais gradual do que na Multistrada V4, de forma a alertar o motociclista com antecedência e permitir-lhe uma condução desportiva mais eficaz em termos de mudanças de velocidades na zona alta do conta-rotações. O quickshifter permite reduções de marcha extremamente agressivas, bem como a implementação de uma resposta do acelerador ainda mais direta no modo de alta potência.

A Pikes Peak não seria uma Pikes Peak se não viesse com uma certa quantidade de equipamento exclusivo. Neste caso, temos de aludir ao guiador mais estreito, mais baixo e mais dobrado que garante uma posição sentada mais desportiva. Destaque-se ainda a ponteira de escape Akrapovic, um banco de assento de dois tons que pode ser ajustado em altura de 840 a 860 milímetros, um guarda-lamas dianteiro de carbono, um pára-brisa escurecido e um acabamento em pintura especial em preto e vermelho.

As inovações eletrónicas visam obter uma melhor experiência de condução desportiva. Além da introdução do modo Race Riding, o Ducati Wheelie Control oferece uma resposta ainda melhor e um controle mais preciso durante a pilotagem dinâmica. O ABS Cornering também foi configurado para ser seguro e apresentar desempenho em qualquer situação de pilotagem desportiva.

O trabalho de design colhe elementos peculiares da família Multistrada V4, integrando-os com os dois elementos que identificam principalmente esta versão Pikes Peak do ponto de vista estético e funcional, nomeadamente a roda dianteira de 17′ e o monobraço atrás. A alma de corrida da moto é intensificada pela dedicado ” libré Pikes Peak” , fielmente inspirado tanto em cores e gráficos da Desmosedici GP ‘ 21; até mesmo as placas de número em ambos os lados do depósito de combustível contribuem para destacar a profunda ligação com o mundo da competição.

Em conclusão, a Multistrada V4 Pikes Peak é uma moto tecnologicamente avançada, projetada para aqueles que amam a emoção da condução desportiva, especialmente em curvas de montanha ou num circuito. E claro, o número que encontramos nas placas pintadas no depósito, só poderia ser um ‘1’!

A nova Multistrada V4 Pikes Peak estará disponível na rede de concessionárias Ducati a partir de dezembro de 2021 no acabamento Radar, que é equipado com sistema de radar dianteiro e traseiro.

Na Europa, a Ducati oferece aos clientes a “ 4Ever Multistrada”,uma  garantia exclusiva de 4 anos disponível para todos os modelos da Multistrada. Possui quilometragem ilimitada e é garantido por toda a rede de concessionários Ducati.

FICHA TÉCNICA

Motor:  V4 Granturismo, V4 a 90°, 4 válvulas por cilindro, contra-virabrequim, ordem de disparo Twin Pulse, refrigeração por líquido

Cilindrada: 1,158 cc

Diâmetro x curso: 83 mm x 53,5 mm

Taxa de compressão: 14.0:1

Potência máxima: 170 cv (125 kW) @ 10.500 rpm

Binário máximo:  12,7 kgm (125 Nm) @ 8,750 rpm

Alimentação: Sistema electrónico de injecção de combustível, com acelerador elíptico de 46 mm; sistema Ride-by-Wire

Escape: Silenciador em aço inoxidável, duplo catalisador e 4 sondas lambda

Caixa: 6 velocidades

Transmissão final: Por corrente

Embraiagem: multidisco em banho de óleo com controlo hidráulico, sistema deslizante em over-run

Quadro:  Tipo monobloco de alumínio

Suspensão dianteira: Forquilha Öhlins Ø 48 mm invertida, totalmente regulável com tratamento TiN

Suspensão traseira: Monoamortecedor Öhlins TTX36 totalmente ajustável, compressão electrónica e ajuste de amortecimento do ressalto com modo Öhlins Smart EC 2.0, ajuste electrónico de pré-carga, braço oscilante de uma só face em alumínio

Rodas: Marchesini liga leve forjada, 3,5″ x 17″

Pneus: Pirelli Diablo Rosso IV 120/70 ZR17 e 190/55 ZR17

Travão dianteiro: 2 discos semi-flutuantes de Ø 330 mm, montados radialmente Brembo com pinças Stylema monobloco de 4 pistões com 2 pinças, cilindro mestre radial, Cornering ABS

Travão Traseiro: 1 disco Ø 265 mm com pinças Brembo de 2 pistões flutuante, ABS Cornering

Painel de instrumentos: Ecrã a cores 6.5″ TFT com Ducati Connect e mapa completo de sistema de navegação

Altura do assento: Ajustável, 840 mm – 860 mm

Peso a seco: 214 kg (239 kg com depósito cheio)

Capacidade do depósito: 22 litros

Tags: BolonhaDucatiDucati Multistrada V4 Pikes Peak 2022Ducati Panigale V4 SPikes Peak
Redação

Redação

Artigos relacionados

MotoGP, Paolo Pavesio (Yamaha): “Estamos a fazer uma loucura”
Sem categoria

MotoGP, Paolo Pavesio (Yamaha): “Estamos a fazer uma loucura”

por Ricardo Ferreira
1 Fevereiro, 2025
WSBK, Jonathan Rea: “Preciso de um pouco mais de estabilidade e sensação na frente”
Sem categoria

WSBK, Jonathan Rea: “Preciso de um pouco mais de estabilidade e sensação na frente”

por Ricardo Ferreira
1 Fevereiro, 2025
Próximo artigo

ESBK 2021: Evolução valenciana para Isaac Rosa

Uma Zero SR/F customizada pelo criador dos ‘ténis’ Nike Air Jordan

Uma Zero SR/F customizada pelo criador dos ‘ténis’ Nike Air Jordan

Please login to join discussion
  • Tendências
  • Comentários
  • Novidades
Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

10 Março, 2023
Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

4 Fevereiro, 2025
Benda LFC 700 chega à Europa em junho

Benda LFC 700 chega à Europa em junho

22 Maio, 2024

Honda NC750X. Como o Vinho do Porto…| Contacto

4 Fevereiro, 2025
PIAGGIO MEDLEY

PIAGGIO MEDLEY

7
Benelli Leoncino a lenda está de volta

Benelli Leoncino a lenda está de volta

7
Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018  – Urban Attack com Elegância e Estilo

Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018 – Urban Attack com Elegância e Estilo

6
Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

6
BMW Concept RR: Atleta de alta competição

BMW Concept RR: Atleta de alta competição

24 Maio, 2025
Uma versão RS para a Ducati Diavel V4?

Uma versão RS para a Ducati Diavel V4?

23 Maio, 2025
Can-Am promove test drives para as suas motos elétricas

Can-Am promove test drives para as suas motos elétricas

23 Maio, 2025
Biker Fest International | Sucesso estrondoso na 39ª edição

Biker Fest International | Sucesso estrondoso na 39ª edição

23 Maio, 2025

Sobre

Especialistas em Motos, MotoGP, MXGP, Enduro, SuperBikes, Motocross, Trial

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de cookies
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

Adventure Cafe Racer China Customização EICMA equipamento Euro 5 Motas Motos Motos Elétricas Naked scooter Scooters Elétricas

GRUPO V

Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2024 Motomais copyright

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens

© 2024 Motomais copyright