Winston Yeh, líder da poderosa marca taiwanesa Rough Crafts, é mais conhecido pelas suas Harley-Davidson customizadas e sombrias. Mas também se dedica a trabalhar com outras marcas e modelos, tendo se dedicado a tudo, desde a BMW R nineT até a Ducati Monster. O seu projeto mais recente pode ser o doador mais ousado da Rough Crafts até o momento: uma Aprilia RSV4 Factory.
Como empresário, Winston está aberto a quase tudo. Como designer personalizado, porém, algumas plataformas o deixam menos entusiasmado — superbikes modernas em particular.
Motos de corrida modernas e de alta tecnologia apresentam desafios extras quando se trata de montagens personalizadas”, explica. “Elas geralmente são supercompactadas com componentes e tudo é controlado eletricamente. Então, é fácil algo dar errado se tentares simplificar alguma coisa.”

Quando um cliente ligou e disse que queria que eu personalizasse uma Aprilia RSV4 Factory, tentei convencê-lo do contrário, mas era tarde demais. Ele disse-me: ‘Já encomendei a moto e, quando a papelada estiver pronta, o vendedor a entregará diretamente na sua oficina’. Então eu disse: ‘Ok, vamos lá!'”
Winston e a sua equipe regular de colaboradores tinham muito trabalho pela frente. A missão era transformar a Aprilia RSV4 Factory numa streetfighter neofuturista com toda a sombria aparência de uma edição especial da Rough Crafts — sem comprometer nenhum dos seus sistemas sofisticados.
A versão de fábrica da superbike RSV4 ostenta 220 cv e 127 Nm, com troca rápida de marchas, display TFT e uma variedade de auxílios eletrónicos ao piloto. Ela também conta com suspensão Öhlins ajustável eletronicamente em ambas as extremidades — um recurso que o cliente da Rough Crafts fez questão de manter. Para complicar ainda mais a situação, a maioria dos componentes da Aprilia estava tão compactada, que reposicioná-los era impossível.

A solução foi remover todos os painéis originais da RSV4 e, em seguida, revesti-la com peças artesanais que, ao mesmo tempo, garantiriam o visual dinâmico exigido pelo projeto. “O estilo da Rough Crafts é conhecido por ser supercompacto, e eu queria mantê-lo assim”, diz Winston. “Mas criar uma moto de rua com linhas limpas significa expor muitas peças do subquadro.”
Winston contratou a JZO Crafts para fabricar a nova carroceria de alumínio da moto. O subquadro agora conta com um par de tampas laterais feitas à mão, com uma peça traseira desportiva posicionada mais acima. O depósito de combustível é único, assim como as carenagens dianteiras que, mais uma vez, adicionam estilo e protegem componentes vitais.
No típico estilo da Rough Crafts, a carroceria tem um visual esculpido no depósito e na traseira. Na dianteira, uma carenagem impressa em 3D abriga um par de projetores de LED e estende-se sobre os garfos… foi projetada para acomodar o amortecedor de direção da Aprilia, que faz parte do sistema de suspensão eletrónica da moto.

Os detalhes são abundantes. As venezianas nos painéis laterais adicionam um toque de classe, enquanto os indicadores de direção Koso LED adicionam iluminação discreta em ambas as extremidades. (Os indicadores de direção traseiros também funcionam como lanternas traseiras.)
Winston aproveitou todas as oportunidades para atualizar o máximo possível o equipamento de corrida da moto — quando o orçamento permite, é claro. Complementando os componentes Öhlins de ponta da Aprilia, estão rodas de fibra de carbono da BST, revestidas com pneus Pirelli Diablo Supercorsa. Pinças Brembo GP4-MS (dianteiras) e GP2-SS (traseiras) derivadas da MotoGP aderem aos discos MotoMaster, maximizando o poder de travagem da RSV4.
O sistema de escapamento desta Aprilia é um cocktail criterioso de peças de reposição e peças sob medida. O conjunto de cabeças terminam num quatro em um e um silenciador curto, ambos de titânio, que são da SC-Project. Uma seção personalizada conecta o primeiro ao segundo.

Batizada de “RoughSV4”, a Aprilia conta com o acabamento comprovado da Rough Crafts, com texturas de fibra de carbono e acabamentos em preto ameaçador. A SFC Simon Fiber Craft criou os revestimentos de carbono com trama pesada, a Rover Works adicionou a pintura e as faixas douradas, e a 2 Abnormal Sides produziu um par de emblemas do depósito em formato de joias. Por fim, a Chirui Leather Custom finalizou o assento, enquanto a TriRoad Moto Co. ajudou na montagem final.

De superbike sofisticada a uma streetfighter implacável, a RoughRSV4 é mais um sucesso dos melhores de Taiwan. Além de ser espetacular, confere à RSV4 Factory uma posição de pilotagem muito mais agressiva sem sacrificar o desempenho. Isso a torna a criação mais ousada da oficina até ao momento.

Imagens de Kin Lin Foto