Alex Jennison, 22 anos, construiu uma Harley com motor de trator a biodiesel e percorre quase 2.000 km para provar a viabilidade deste combustível.
O barulho lembra uma Harley, mas o cheiro denuncia outra origem. Foi assim que o estudante Alex Jennison, de 22 anos, decidiu chamar a atenção para o potencial dos combustíveis alternativos. Montou um motor Kubota de três cilindros, usado em tratores, no quadro de uma Harley-Davidson Softail de 1999, adaptando-o para funcionar a biodiesel.
O resultado é uma moto, que Jennison apelida de “prova de conceito sobre rodas”. Com ela, está a cumprir uma viagem de quase 2.000 km pela costa oeste dos EUA, parando em escolas e concessionários da Harley e da Kubota para explicar o projeto e sensibilizar para a utilização de combustíveis limpos.

A ideia nasceu cedo, aos 13 anos, no Reino Unido, já construía skates elétricos. Hoje, como estudante de engenharia na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, lidera uma equipa dedicada a investigar alternativas energéticas. O motor Kubota foi oferecido pela própria marca para mostrar a viabilidade do biodiesel, e a escolha da Softail deve-se ao facto de ser o último modelo com motor e caixa separados, o que facilitou a adaptação.
O desenvolvimento levou mais de dois anos, entre falhas e sucessos documentados em vídeos online. A solução, segundo Jennison, responde a duas preocupações. A extração de cobalto para baterias de veículos elétricos, associada a acidentes mortais na República Democrática do Congo, e a baixa fiabilidade de veículos elétricos em climas frios, como os usados para limpar neve no Canadá.

O jovem engenheiro garante que a tecnologia pode reduzir as emissões de CO2 em 74% e está já a ser estudada para aplicação na frota de 400 veículos da universidade.
Para financiar a viagem, que inclui estadia, seguro e equipamento de proteção, Jennison criou uma página no GoFundMe. Mais do que um projeto académico, a sua Harley a biodiesel é uma mensagem de que soluções alternativas podem ter futuro nas estradas.
Fonte: Visor Down














