Harley-Davidson anuncia novidades para a estreia da nova gama 2026, com tudo a ser revelado na EICMA
A Harley-Davidson está a divulgar os primeiros lançamentos das suas motos para 2026, com atualizações aparentemente a chegar a pelo menos três modelos.
Uma nova Sportster, uma Low Rider ST melhorada e uma Street Glide renovada – estes são os modelos que provavelmente veremos, num vídeo que anuncia o “Capítulo 1” da gama 2026 da Harley-Davidson com a frase “Seja o primeiro a vê-las”.

Esta primeira apresentação está marcada para hoje segunda-feira, às 18h00, no fuso horário de Milwaukee, ou seja, à meia-noite de Portugal.
Com a Harley-Davidson a ter recentemente reformulado membros antigos do seu conselho de gestão, contratado um novo CEO e prometido uma moto de entrada de gama por menos de 5.000 euros, todos os olhos estão postos na marca americana para 2026.
“Agora é a altura de ver o que temos vindo a construir”, declara um excerto do texto promocional do vídeo teaser da Harley. “Esta é a sua oportunidade de estar lá desde o início”.

No entanto, esta primeira ronda de anúncios parece mais a atualização de “novas cores ousadas” que é comum entre os fabricantes de cruisers. Parece haver três motos presentes no vídeo de 30 segundos da Harley: uma Sportster, uma cruiser e uma bagger/tourer.
A plataforma Sportster tem sido, em grande parte, uma desilusão para a Harley-Davidson, desde que foi reformulada no início desta década. Observando a silhueta desta nova oferta, parece que a Harley está a tentar resgatar um pouco do espírito antigo, com um visual mais minimalista e clássico.
Por outras palavras, é provavelmente uma Nightster atualizada, um modelo que a Harley tem tido alguma dificuldade em vender nos concessionários, tanto que o seu preço foi reduzido no início deste ano. Se à partida não resultar…
A Low Rider ST é muito mais desejável, segundo algumas fontes “a melhor de todas as big twins da Harley”. O vídeo mostra a silhueta da Low Rider ST, mas por pouco tempo.
Imaginamos que isto signifique que as atualizações para 2026 serão mínimas. Nova pintura. Algumas tecnologias extra. Provavelmente nada mais, a não ser que seja um modelo CVO – nesse caso, terá uma pintura realmente bonita e um aumento de cilindrada.

É também provável que a Street Glide que aparece receba atualizações mínimas. Ou, pelo menos, uma moto com a carenagem da Street Glide. É possível que a Harley volte a tentar com o conceito minimalista da Electra Glide Standard, oferecido entre 2019 e 2022, mas duvidamos.
Uma bagger sem peneiras não teria aquele acabamento iluminado sofisticado na carenagem. O vídeo mostra um acabamento iluminado semelhante num conjunto de alforges, seja na Street Glide, na Low Rider ST ou em ambas.
Esta seria uma novidade para a Harley – os seus alforges mantêm um charme retro há bastante tempo. Nesta primeira ronda de lançamentos, não há nada da linha “Adventure Touring” da Harley, ou seja, a plataforma Pan America. Esta é outra área onde o desempenho de vendas não tem sido ótimo e não podemos deixar de temer que o novo CEO possa descartá-la (o que seria uma pena, porque é, na verdade, uma plataforma muito boa). Mas talvez ela apareça num capítulo de lançamentos diferente, juntamente com o modelo de entrada mencionado anteriormente.
Quando este próximo capítulo será lançado ainda é incerto. A Harley-Davidson tem uma apresentação à imprensa agendada para as 17h00 do dia 4 de novembro na EICMA, mas já há algum tempo que a empresa, focada nos EUA, não mostra interesse em revelar novidades na Europa. Estaremos lá, para o que der e vier…
			















