Uma Yamaha XT500 de 1988, ainda na caixa original de fábrica e nunca utilizada, será leiloada em Munique com valor estimado até 27 mil euros.
Uma Yamaha XT500 de 1988, ainda selada na sua caixa de transporte de fábrica e com zero quilómetros, vai ser leiloada pela RM Sotheby’s em Munique, a 18 de outubro. O valor estimado situa-se entre 16 mil e 27 mil euros, tornando este exemplar uma verdadeira raridade para colecionadores.

Lançada em 1976 após a estreia no Salão de Tóquio em 1975, a XT500 foi a primeira monocilíndrica a quatro tempos de maior capacidade da Yamaha e rapidamente se tornou um ícone do motociclismo. O modelo destacou-se pela simplicidade mecânica, robustez e fiabilidade, atributos que lhe valeram vitórias históricas no Paris-Dakar em 1979 e 1980, com Cyril Neveu ao comando, bem como triunfos no Paris-Abidjan-Nice e na Finke Desert Race, na Austrália.
Equipada com um motor de 499 cc, 28 cv e 27 Nm, quadro tubular simples, cinco velocidades, dupla suspensão traseira e travões de tambor, a XT500 pesava apenas 140 kg. Essa fórmula minimalista e eficaz tornou-a numa das motos de aventura mais populares do seu tempo, com mais de 62 mil unidades vendidas só em França até ao fim da produção, em 1989.

O exemplar agora em leilão foi originalmente entregue ao concessionário Leuridan Motos et Cycles, em Paris, mas nunca chegou a ser montado nem utilizado. Mantém-se na caixa de madeira original, hoje envolvida por uma estrutura metálica com rodas para transporte.
Considerada uma das últimas XT500 “novas” existentes no mundo, esta moto representa não apenas uma oportunidade de colecionismo, mas também um pedaço de história do motociclismo e da lendária série XT da Yamaha, que viria a dar origem a modelos de aventura como a XT660Z Ténéré.

Fonte: RM Sotheby’s