A Diavel V4 da Ducati ganhou um impulso com o novo modelo RS para 2026

A nova Diavel V4 RS da Ducati, parte do primeiro dia de apresentações de novidades da marca, chega pronta para 2026 e pode ser a Diavel mais extrema alguma vez fabricada.
No coração da Diavel V4 RS está o motor Desmosedici Stradale V4 de 1.103 cc, uma unidade descendente do programa de MotoGP da Ducati e adaptada para motos como a Panigale e a Streetfighter V4.
Nesta versão mais recente, produz 179 cv às 11.750 rpm e 63 Nm às 9.500 rpm, combinados com uma embraiagem seca STM-EVO SBK e o mais recente sistema Quick Shift 2.0 da Ducati.
As relações de transmissão final são exclusivas da RS, concebidas para aproveitar ao máximo a potência do motor nas mudanças mais baixas.
A Ducati afirma que esta configuração, combinada com o seu novo sistema Ducati Power Launch, permite que a moto atinja os 0-100 km/h em 2,5 segundos, quando testada por Marc Márquez — mas não há garantia de que um piloto normal consiga igualar este número!
A RS utiliza o motor Desmosedici como componente principal, com um quadro monobloco em alumínio leve, um monobraço oscilante em alumínio e jantes em alumínio forjado.

A suspensão dianteira e traseira está equipada com Öhlins totalmente ajustáveis, enquanto a travagem é feita por enormes discos de 330 mm com pinças radiais Brembo Stylema à frente e um disco de 265 mm atrás.
Os pneus são Pirelli Diablo Rosso IV, incluindo um de enorme secção traseira 240/45, com o conjunto geral a poupar cerca de 3 kg em relação à Diavel V4 anterior, graças às jantes forjadas, ao quadro em fibra de carbono e à bateria de iões de lítio.

A eletrónica é supervisionada por uma IMU Bosch, com três Modos de Potência (Alto, Médio, Baixo) e quatro Modos de Condução (Corrida, Desporto, Turismo, Chuva). O modo Corrida é uma novidade na linha Diavel.
O Controlo de Tração Ducati, o Controlo de Wheelie Ducati, o ABS em Curva, o Ducati Quick Shift 2.0 e o sistema Ducati Power Launch são todos de série.
O painel TFT de 5 polegadas apresenta gráficos específicos da RS, incluindo um visor que imita o Modo de Informação de Pista da Panigale e da Streetfighter no modo Corrida.

A moto regista ainda os tempos dos 0 aos 100 km/h e dos 0 aos 200 km/h.
A Diavel V4 RS recebe uma pintura RS dedicada, guarda-lamas, entradas de ar e cauda em fibra de carbono, além de pinças Brembo pintadas de vermelho, ponteiras de escape em titânio e emblemas gravados a laser.
A RS é monolugar de série, embora um assento para o pendura e pedais sejam fornecidos no kit.

As jantes forjadas com um design em “Y” de cinco raios, inspirado nos carros desportivos atuais, complementam o visual, enquanto a placa de série numerada na cabeça torna cada moto exclusivamente identificável.
A Diavel V4 RS estará disponível na Europa a partir de dezembro de 2025, com outros mercados, incluindo os EUA, a partir de janeiro de 2026. Os preços à data apresentação ainda não foram confirmados.