História Off-Road da KTM | Motomais
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Offroad Moto
  • Revistacarros
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
Motomais

História Off-Road da KTM

João Motta Guedes por João Motta Guedes
28 Abril, 2023
em Sem categoria
A A
História Off-Road da KTM
Share on FacebookShare on Twitter

Qualquer piloto de todo-o-terreno conhece as populares máquinas laranja que dominam actualmente o panorama das motos de terra. Vejamos alguns dos destaques da história das motos de terra da KTM para percebermos de onde vem tanta popularidade.

A KTM é um dos 5 principais fabricantes de motociclos do mundo e está constantemente na vanguarda da tecnologia. Ao longo da história das motos de todo-o-terreno da KTM, as corridas foram sempre o campo de testes para os avanços tecnológicos nas motos de produção.

Os primeiros anos

Artigos relacionados

Inspeções obrigatórias a motos revogadas na Bélgica

Inspeções obrigatórias a motos revogadas na Bélgica

31 Outubro, 2025
Macbor presente na EICMA

Macbor presente na EICMA

28 Outubro, 2025

A empresa austríaca teve um início humilde como oficina de reparação em Mattighofen, aberta por Hans Trunkenpolz em 1934. A sua oficina era conhecida como “Kraftfahrzeug Trunkenpolz Mattighofen” ou “Veículos a motor Trunkenpolz Mattighofen”, mas o nome não estava registado. Em 1937, a empresa tornou-se o fornecedor oficial das motos DKW.

Hans Trunkenpolz e Ernst Kronreif

A empresa sobreviveu durante a Segunda Guerra Mundial, fazendo reparações em veículos a gasóleo para os militares. Hans foi chamado para o serviço militar e a sua mulher Elizabeth ficou a gerir a empresa até 1943.

Após a guerra, apenas algumas pessoas podiam comprar um automóvel, pelo que Trunkenpolz começou a produzir os seus próprios motociclos e o primeiro protótipo foi a R100, construída em 1951. A maioria dos componentes foi produzida internamente, excepto o motor, que era um Rotax de 98 cc fabricado pela Fichtel & Sachs.

KTM R100 1951

Em 1953, a produção em série começou com apenas três motas por dia, com vinte empregados.

O empresário e entusiasta de corridas Ernst Kronreif tornou-se um accionista importante em 1953 e a empresa foi renomeada e registada como “Kronreif & Trunkenpolz Mattighofen”. KTM, em homenagem aos nomes dos dois proprietários e à cidade onde a empresa teve início.

Uma moto KTM ganhou o seu primeiro campeonato nacional, o austríaco de 125 cc, em 1954.

Em 1956, a KTM fez a sua primeira aparição no International Six Days Trials (ISDT, como era conhecido na altura), conduzida por Egon Dornauer e ganhou uma medalha de ouro.

Dos anos setenta aos anos noventa

KTM GS125 1974

Em 1971, a força de trabalho totalizava 400 funcionários e a KTM estava a construir 42 modelos diferentes. A KTM sempre foi líder em inovação, com as melhores peças disponíveis instaladas de série nas suas máquinas, e iniciou a produção de suas motos de motocross e enduro de 250cc em 1973.

KTM 250 MX 1974

Em 1981, a KTM produziu a sua primeira moto de motocross de 125 cc a dois tempos com refrigeração líquida. Seguiu-se uma moto a quatro tempos com refrigeração líquida em 1982 e tornou-se o primeiro fabricante a produzir uma moto de motocross com ambos os travões de disco, dianteiro e traseiro, em 1986.

KTM 125 LC Motocross 1981

A embraiagem hidráulica foi uma característica reconhecida da KTM, com a sua acção mais leve a ajudar a reduzir a fadiga do piloto durante as corridas.

Com o actual domínio dos motores a quatro tempos no motocross e no supercross, a KTM é um dos poucos fabricantes a continuar a produzir motos de terra a dois tempos e a liderar o caminho para as tornar mais ecológicas e de combustão mais limpa (com a introdução da injecção nestes motores nos modelos de 2018).

A década de 90 assistiu à introdução da suspensão traseira PDS, sem bielas, nos modelos a dois tempos.

Em 1995, a KTM comprou o fabricante sueco Husaberg e, em 2013, comprou também a Husqvarna (na altura propriedade da BMW), razão pela qual se encontram semelhanças entre as três marcas. A Husaberg entretanto já não existe, tendo sido de certa forma substituída pela Husqvarna.

Em 1996, as motos de motocross foram produzidas pela primeira vez na cor laranja, agora característica, e no ano seguinte foram introduzidas a LC4 Supermoto e as motos de aventura.

Em 1998, no 20º Rally Dakar, nesse ano Paris – Granada – Dakar, a KTM conquista da segunda à décima segunda posições, perdendo apenas para o imparável Stéphane Peterhansel na sua Yamaha.

Sucesso na competição nos anos 2000

Em 2000, a KTM conquista seis títulos de Campeonato Mundial! Motocross 125cc – Grant Langston; Motocross 500cc – Joel Smets; Enduro 125cc – Juha Salminen; Enduro 250cc – Matteo Rubin; Enduro 400cc – Mario Rinaldi; Enduro 500cc – Kari Tiainen. No Dakar, a KTM vence 10 das 13 etapas.

Em 2001, a KTM regista a sua primeira vitória no Dakar, com os seus pilotos a ocuparem os cinco primeiros lugares. Juha Salminen ganha o seu primeiro título do Campeonato do Mundo de Enduro.

KTM 950 Rally Twin – Fabrizio Meoni

Em 2002, Fabrizio Meoni vence o Dakar com a nova 950 Rally Twin, os pilotos da KTM vencem todas as etapas do Rally Dakar e Juha Salminen conquista o seu segundo título do Campeonato do Mundo de Enduro.

Em 2003, os pilotos da KTM voltam a vencer todas as etapas do Rali Dakar. Juha Salminen vence o seu terceiro título do Campeonato do Mundo de Enduro.

Em 2005, a KTM vence 16 títulos de Campeonato do Mundo, elevando o total para 120 até à data. A KTM vence todos os seis títulos mundiais de Enduro esmagando a concorrência.

Juha Salminen – 13 vezes Campeão do Mundo de Enduro

Em 2006, Marc Coma vence o Dakar e os pilotos da KTM ocupam os oito primeiros lugares e vencem todas as etapas do Dakar, excepto uma.

Em 2007, o fabricante indiano de motociclos Bajaj Auto comprou uma participação de 14,5% na KTM (e, em 2013, detinha uma participação de 47,97% na empresa).

Em 2009, a KTM ganha 4 títulos do Campeonato do Mundo de Motocross e Enduro. Marc Coma volta a vencer o Dakar.

Em 2010, a KTM vence todos os títulos do Campeonato do Mundo de Motocross, feito nunca antes alcançado por qualquer fabricante nesta modalidade.

Em 2011, Marc Coma vence o Dakar pela terceira vez com a KTM 450 Rally, marcando a 10ª vitória consecutiva da KTM. Tony Cairoli e Ken Roczen asseguram os títulos de MX1 e MX2.

Em 2012, Cyril Despres vence o Dakar, a sua quarta vitória e a 11ª vitória consecutiva da KTM. No motocross nova “limpeza” da KTM com Tony Cairoli, Jeffrey Herlings e Matthias Walkner a vencerem os campeonatos de MX1, MX2 e MX3. No enduro são Antoine Méo e Christophe Nambotin que levam para casa os títulos de E1 e E3.

Em 2013, Cyril Despres vence novamente o Dakar, a sua quinta vitória e a 12ª vitória consecutiva da KTM. Os pilotos da KTM ocupam os cinco primeiros lugares. Cairoli e Herlings repetem os títulos assim como Méo e Nambotin no enduro.

Em 2014, Marc Coma vence novamente o Dakar, alcançando a sua quarta vitória e assinalando a 13ª vitória consecutiva da KTM. Os pilotos da KTM ocupam sete dos 12 primeiros lugares nessa que foi a 36ª edição do rally. No motocross a KTM conquista ambos os títulos, MXGP e MX2, tal como os E1 e E3 no enduro.

Em 2015, Marc Coma vence o seu quinto Dakar e o australiano Toby Price termina em terceiro lugar na sua primeira participação na prova, e Antoine Méo vence o campeonato de E2.

Marc Coma

Em 2016, Toby Price vence o seu primeiro Dakar, pela equipa da Red Bull KTM e Herlings volta a conquistar o MX2.

Em 2017 a KTM ocupa os 3 lugares do pódio no Dakar, Cairoli e Jonass levam os dois títulos possíveis no motocross e Josep Garcia conquista o mundial de E2.

Em 2018 além da vitória no Dakar a KTM garante mais 4 lugares no top ten, Herlings conquista a sua primeira coroa de MXGP e Jorge Prado assegura o MX2.

Em 2019 Toby Price volta a vencer o Dakar para a KTM, naquela que seria a vitória final de uma série ininterrupta de 18 vitórias consecutivas, pela mesma marca, na prova de todo-terreno mais difícil do mundo! Jorge Prado conquista o seu segundo campeonato de MX2.

Em 2020 Tom Vialle conquista o MX2.

Em 2021 Herlings volta ao degrau mais alto do MXGP e Josep Garcia conquista o E2.

Em 2022 Sam Sunderland conquista a 44ª edição do Dakar com uma GasGas o que, para muitos, pode ser considerada uma vitória não oficial da KTM, e Tom Vialle conquista a sua segunda coroa de MX2.

Em 2023 Kevin Benavides regista a 19ª vitória da KTM no Dakar.

Kevin Benavides

Até à data, a KTM conquistou mais de 300 títulos de campeões mundiais em Moto 3, Motocross, Enduro e muitos outros, sendo actualmente o maior fabricante europeu de motociclos. A KTM tem uma história e um registo de corridas de motos de terra ímpares (motocross, enduro, bajas, rallys, etc) de que se pode orgulhar.

Tags: história ktmktm dakarktm enduroKTM Motocrossktm mxgpktm racing
João Motta Guedes

João Motta Guedes

Artigos relacionados

Inspeções obrigatórias a motos revogadas na Bélgica
Destaque Homepage

Inspeções obrigatórias a motos revogadas na Bélgica

por Paulo Araújo
31 Outubro, 2025
Macbor presente na EICMA
Sem categoria

Macbor presente na EICMA

por Paulo Araújo
28 Outubro, 2025
Próximo artigo

MotoGP, Time attack final vale importante passagem à Q2 para Miguel Oliveira

UM Renegade: Porque o tamanho não é tudo!

UM Renegade: Porque o tamanho não é tudo!

Please login to join discussion
  • Tendências
  • Comentários
  • Novidades
Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

10 Março, 2023
Benda LFC 700 chega à Europa em junho

Benda LFC 700 chega à Europa em junho

22 Maio, 2024
Ryvid Anthem: Divertida e ergonómica QB!

Empresa americana inventa bateria para 1.600 km

12 Outubro, 2025
As 6 melhores motos ‘automáticas’ do mercado

As 6 melhores motos ‘automáticas’ do mercado

28 Janeiro, 2025
PIAGGIO MEDLEY

PIAGGIO MEDLEY

7
Benelli Leoncino a lenda está de volta

Benelli Leoncino a lenda está de volta

7
Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018  – Urban Attack com Elegância e Estilo

Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018 – Urban Attack com Elegância e Estilo

6
Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

6
Suzuki lança nova campanha de financiamento

Suzuki lança nova campanha de financiamento

31 Outubro, 2025
História | A Ducati

História | A Ducati

31 Outubro, 2025
GasGas pára produção

GasGas pára produção

31 Outubro, 2025
Mv Agusta Brutale 800: Brutalmente Divertida

Mv Agusta Brutale 800: Brutalmente Divertida

31 Outubro, 2025

Sobre

Especialistas em Motos, MotoGP, MXGP, Enduro, SuperBikes, Motocross, Trial

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de cookies
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

Adventure Cafe Racer China Customização EICMA equipamento Euro 5 Motas Motos Motos Elétricas Naked scooter Scooters Elétricas

GRUPO V

Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2024 Motomais copyright

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens

© 2024 Motomais copyright