Ducati Sixty2 Diamond – Discreta e Brilhante

By on 25 Agosto, 2017

Uma Ducati especial e deslumbrante do preparador alemão Diamond Atelier sobre uma base Ducati Sixty2.

O Atelier de Munich Diamond, conhecido pela suas fabulosas preparações, produziu recentemente uma incrível Ducati . A Ducati Sixty2 original é basicamente a uma Ducati Scrambler mas com uma motorização de 400cc em vez dos 803cc . A Sixty2 está especialmente concebida para uma utilização urbana e não para trajectos demasiado longos, no fundo aquilo que na prática os utilizadores que optam esta mota já fazem no seu dia a dia.

E esse sentido prático de uma utilização diária foi precisamente aquilo que Tom, da Diamond Atelier, quis preservar na sua preparação. Com esse objectivo em mente a equipa da Diamond ponderou muito sobre que tipo de alterações fariam sentido realizar na Sixty2.

O primeiro passo que deram foi a nível do quadro, tendo sido feita uma intervenção profunda, sobretudo no sub-quadro. O braço oscilante foi substituído por um de alumínio da Scrambler 803cc, assim como o amortecedor Wilbers colocado na suspensão traseira foi adaptado especialmente para a Sixty2. A suspensão dianteira foi também substituída por uma invertida.

As jantes foram substituídas por outras de aros raiados da Kineo, de 3.5” na frente e 5.5” atrás, especialmente fabricados para poderem ser montados pneus tubeless. Os pneus escolhidos foram uns semi slicks da Metzeler, os Racetec RR K3, pneus de semi competição, de alta aderência. Foi ainda montada uma bomba de travão Brembo PSC-16 e tubos de malha de aço da ABM.

A nível estético foi preservado o depósito original da Sixty2 tendo a baquet sido especialmente produzida para manter a linha fluida do depósito mas ligeiramente subida no final. A baquet foi então forrada com pele da melhor qualidade e Tom afirma que há espaço inclusivamente para levar pendura. ( ? )

A Diamond Atelier preferiu manter a Sixty2 discreta não optando por uma pintura demasiado exuberante. Por isso neste departamento as decisões foram tomadas com alguma subtileza e intenção.

O farol dianteiro é um farol Ducati original com um aro em alumínio e os piscas são minimalistas da marca Kellerman. A nível do motor não se realizaram alterações e manteve-se o setup original excepto na caixa de ar que foi simplesmente retirada e no escape que foi montado um belíssimo SC- Project.

Com esta preparação a Diamond pretende demonstrar que não é necessário ter um budget astronómico para conseguir um resultado final simples, apelativo e equilibrado. Uma preparação perfeitamente compatível com uma utilização diária da moto.

Objectivo cumprido pela Diamond Atelier de ter conseguido criar uma moto fantástica, sem ter que investir uma fortuna e que o proprietário se orgulhe de poder sair à rua identificado e orgulhoso com a personalização conseguida mas ao mesmo tempo sem estar demasiado preocupado em dar nas vistas.

Fontes : PipeBurn e Diamond Atelier                          Fotografias by Lukas Mageri

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments