Motolator: O simulador da Yamaha que regula a pilotagem
Todos os fabricantes de motos, contam com sistemas que permitem verificar in loco as configurações da posição de condução em desenvolvimento para cada novo modelo. Mas o simulador da Yamaha é muito refinado, ao ponto de analisar o mais ínfimo pormenor.
A definição de uma posição de pilotagem é tudo menos simples e óbvia ao projetar-se cada nova moto. Existem softwares e, antes de tudo, há a sensibilidade do projetista, mas otimizar a ergonomia requer muitas horas de trabalho e testes.
A Yamaha Motor mostrou pela primeira vez o seu simulador Motolator no Japão, na exposição Sci-Fi Prototyping, o qual permite experimentar e verificar rapidamente as variações dos parâmetros da posição de condução. Não se trata apenas de verificar o habitual triangulo assento-guiador-peseiras, mas também do dimensionamento das superfícies em contacto com o condutor, das várias larguras e ângulos dos pontos de apoio, bem como do dimensionamento do guiador, comandos e apoios para os pés nas suas múltiplas possibilidades de posicionamento .
A ergonomia ideal depende naturalmente do destino do modelo específico (há diferentes estaturas de motociclistas, de região para região do globo), mas outras variáveis são tidas em conta neste simulador, como o tipo de moto e a sua utilização específica, se queremos eve privilegiar uma condução mais confortável ou mais desportiva, etc.
O Motolator pode reproduzir tudo isso fielmente durante o desenvolvimento de cada projeto e acima de tudo é profundamente personalizável. Cada equipa de projeto da Yamaha, pode avaliar rapidamente as mudanças e experimentar o que pretende para o produto final. Os comandos do acelerador, embraiagem, travões e caixa são funcionais e o mais realistas possíveis para transmitir a sensação certa. Lembrem-se de um simulador da F1, porque afinal estamos muito perto dessa sensação virtual (aceleração e desaceleração, as forças G) que afinal está tão próxima do mundo real.
Ainda antes dos primeiros testes de estrada com cada novo modelo, o Motolator define todos os primeiros parámetros da posição de pilotagem que depois podem ser ajustados. Todos os fabricantes adotam sistemas mais ou menos sofisticados para ajudar as equipas de projeto a trabalhar, mas o simulador da Yamaha possui um grande número de parâmetros modificáveis .
Além disso tem um design curioso e que não atrapalha na hora de desenvolver futuros modelos.
0 comments