Motolator: O simulador da Yamaha que regula a pilotagem

By on 22 Julho, 2022

Todos os fabricantes de motos, contam com sistemas que permitem verificar in loco as configurações da posição de condução em desenvolvimento para cada novo modelo. Mas o simulador da Yamaha é muito refinado, ao ponto de analisar o mais ínfimo pormenor.

A definição de uma posição de pilotagem é tudo menos simples e óbvia ao projetar-se cada nova moto. Existem softwares e, antes de tudo, há a sensibilidade do projetista, mas otimizar a ergonomia requer muitas horas de trabalho e testes.

A Yamaha Motor mostrou pela primeira vez o seu simulador Motolator no Japão, na exposição Sci-Fi Prototyping, o qual permite experimentar e verificar rapidamente as variações dos parâmetros da posição de condução. Não se trata apenas de verificar o habitual triangulo assento-guiador-peseiras, mas também do dimensionamento das superfícies em contacto com o condutor, das várias larguras e ângulos dos pontos de apoio, bem como do dimensionamento do guiador, comandos e apoios para os pés nas suas múltiplas possibilidades de posicionamento .

A ergonomia ideal depende naturalmente do destino do modelo específico (há diferentes estaturas de motociclistas, de região para região do globo), mas outras variáveis são tidas em conta neste simulador, como o tipo de moto e a sua utilização específica, se queremos eve privilegiar uma condução mais confortável ou mais desportiva, etc.

O Motolator pode reproduzir tudo isso fielmente durante o desenvolvimento de cada projeto e acima de tudo é profundamente personalizável. Cada equipa de projeto da Yamaha, pode avaliar rapidamente as mudanças e experimentar o que pretende para o produto final. Os comandos do acelerador, embraiagem, travões e caixa são funcionais e o mais realistas possíveis para transmitir a sensação certa. Lembrem-se de um simulador da F1, porque afinal estamos muito perto dessa sensação virtual (aceleração e desaceleração, as forças G) que afinal está tão próxima do mundo real.

Ainda antes dos primeiros testes de estrada com cada novo modelo, o Motolator define todos os primeiros parámetros da posição de pilotagem que depois podem ser ajustados. Todos os fabricantes adotam sistemas mais ou menos sofisticados para ajudar as equipas de projeto a trabalhar, mas o simulador da Yamaha possui um grande número de parâmetros modificáveis .

Além disso tem um design curioso e que não atrapalha na hora de desenvolver futuros modelos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments