Parque Natural dos Pirinéus encerra estradas a motos
No Parque Natural Altos Pirinéus, em Espanha, algumas estrada foram fechadas à circulação motos. Em causa está o ruído excessívo.
Uma moto de estrada e uma moto de enduro, estão num sinal que proibe a circulação a esses veículos na zona no Parque Natural dos Pirinéus, em Espanha. Ao lado está escrito: “O acesso para motos, quadriciclos e outros veículos não elétricos, é proibido durante todo o ano por questões de proteção contra ruídos”.
A Associação Espanhola de Motociclistas – RFME vê os últimos fechos de estradas como uma discriminação injustificada, porque as motos são afetadas sem quaisquer restrições, a favor da “designação de uma área de proteção especial para qualidade acústica no Parque Natural Alt Pirineu” .
O mesmo se aplica aos quadriciclos – vulgo Moto4 -, que, juntamente com as motos, são classificados como veículos “particularmente barulhentos” de acordo com um plano de ação para a área protegida. Como não há diferenciação entre motos barulhentas e possivelmente carros ainda mais barulhentos, a ‘Moto de Campo Sustentável, está a analisar se pode ser tomada uma ação legal contra o bloqueio geral.
A ‘Moto de Campo Sustentável’ é uma plataforma da Associação Espanhola de Motociclistas que cuida especificamente dos interesses dos motociclistas de enduro e de campanhas de condução todo-o-terreno, sustentáveis e amigas do ambiente.
O Parque Natural Alt Pirineu foi criado em 2003 e atualmente cobre 80.000 hectares. Em 2019, parte do parque foi declarada “Área de Proteção Especial para Qualidade Acústica” ZEPQA. Como razões para o estabelecimento destas zonas de proteção acústica, a gestão do parque natural cita a proteção dos habitats de várias espécies, bem como a paz e tranquilidade como argumentos para o turismo na área.
0 comments