FB Mondial Spartan 125: O primeiro passo

By on 8 Fevereiro, 2023

O fabricante transalpino apresentou uma elegante moto destinada aos proprietários da categoria A1. A Spartan 125 é uma roadster neo-retro, acessível aos menos experientes e que não querem gastar muito dinheiro na compra da primeira moto.

Os motociclos de pequena cilindrada que integram a categoria A1 na Europa, ocupam uma parte significativa do mercado do Velho Continente.  A marca italiana FB Mondial, fundada em 1929 e que funcionou de forma intermitente até 2004, foi reativada em 2014 e produz apenas essas motos desde então. Na sua gama de modelos, encontram-se motos de várias categorias, desde scooters a naked’s e scramblers, supermotos e motos offroad. Todos elas são montadas a partir de kits de fabricantes chineses.

Apresentada no final do ano passado, a FB Mondial Spartan 125 é uma roadster retro. Como outros modelos da marca, está equipada com um motor monocilíndrico refrigerado a ar com cilindrada de 124,6 cc. O motor é alimentado por um moderno sistema de injeção e desenvolve uma potência máxima de 11,56 cv às 9000 rpm.

O motor, agregado a uma caixa de 5 velocidades, foi colocado num quadro tubular de aço, tendo a FB Mondial Spartan 125 uma convencional forquilha telescópica com bainhas de 37 mm à frente e dois amortecedores atrás. As rodas raiadas são de 17 polegadas  e a eficácia do sistema de travagem combinada, é consistente com as capacidades dinâmicas de uma ‘oitavo de litro’ com apenas 125 kg. À frente temos uma pinça radial emparelhada com um disco de 298 mm e um disco de 210 mm na secção traseira.

O PVPR recomendado da FB Mondial Spartan 125 em Itália é de 3.240 euros, estando previsto que esta novidade chegue aos revendedores europeus na primavera.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments