BMW RnineT GS ‘Sweet Caroline’ by Monduke Moto

By on 17 Fevereiro, 2023

Tendo como base uma BMW R nineT Urban GS, a Monduke Moto contruiu uma réplica perfeita da icónica Paris Dakar GS original com o imortal motor Boxer.

Infelizmente, a moderna BMW R nineT Urban GS é uma GS apenas de nome. A sua roda dianteira de 19 ”ajuda – mas tem tanto trabalho fora do asfalto quanto qualquer outra moto de estrada com uma suspensão extremamente limitada e macia. E isso é uma pena, porque, como qualquer fã dos boxer da BMW dirá, foi construída em torno de um dos motores mais divertidos da história do motociclismo.

Os espanhóis da Monduke Moto entendem isso de forma perfeita. Como a divisão de motos  personalizadas da empresa de produção, a Monduke Productions, já converteram quatro Urban G/S em scramblers dignas de todo-o-terreno. A último delas foi designada como ‘Sweet Caroline’.

“Viajei para a África de moto pela primeira vez em 2003”, diz o sócio-fundador Dani Rodriguez. “Era um grupo de sete amigos, todos a pilotarmos as enormes BMW  R1150GS, e percorremos quase 2.000 km no Atlas e no Saara. Nessa viagem apaixonei-me pelos trilhos da montanha do Atlas, pelo silêncio e pela luz do deserto, e pela agilidade e versatilidade que estas enormes e pesadas ​​BMW podem oferecer.”

Nos anos que se seguiram, a obsessão de Dani pela África só piorou. Juntou-se à Fuel Motorcycles em oito viagens consecutivas na ‘Scram Africa’ – um passeio de aventura apenas para modernas scramblers e motos customizadas. A cada viagem, aprendia mais e mais sobre o que tornava uma off-road funcional e como transformar uma pesado ‘scrambler’ de fábrica na ferramenta adequada para o deserto aberto.

Então, em 2019, Dani viu com a oportunidade de criar sua própria viagem de aventura pelo Saara, e junto com o projeto vieram as encomendas para construir cinco motos offroad. Dessas cinco motos, duas eram R nineT Urban G/S da BMW – e assim nasceu o nicho exclusivo da Monduke Moto.

A suspensão dianteira da N nineT foi trocada por um conjunto de bainhas de longo curso, foi retrabalhado o monoamortecedor traseiro Sachs de fábrica e colocado um conjunto de rodas de enduro de 21 e 18 polegadas, adequadas para o offroad. Esta construção em particular usa uma forquilha Marzocchi invertida, ajustados de forma personalizada pela TNT Suspensiones de Barcelona. As rodas também são particularmente interessantes, a Monduke manteve os cubos de raios cruzados originais da BMW, mas alojou-os num um conjunto de rodas tradicionais Excel Takasago.

Isso permitiu que a moto mantivesse o seu ABS de fábrica, mas também deu à ‘Sweet Caroline’ uma seleção adequada de borracha offroad para escolher – incluindo os pneus MotoZ Tractionator Adventure. A partir daí, esta scrambler offroad ganhou vida própria, com a Monduke a manter as raízes retro da Urban G/S.

O depósito de 24 litros, por exemplo, foi retirado de uma moto policial R75/5 e modificado para caber no quadro da nineT. Curiosamente, a Monduke também manteve intacta a configuração original da torneira dupla no depósito de combustível. Isso significou realojar meticulosamente a bomba de combustível de fábrica e o filtro para fora do depósito.

O assento vermelho brilhante foi substituído por um arranjo mais robusto, com couro branco e estofamento Alcantara bege. Um topper de gel elastomérico também foi adicionado, para longos dias na sela. Os confortos adicionais incluem tirantes de barra de 40 mm da Wunderlich, espelhos High Sider Montana muito aprimorados e pedaleiras Rallye baixas.

Por fim, a Monduke adicionou um toque extra de proteção também por meio de uma placa antiderrapante SW Motech, manetes dobráveis ​​e um conjunto de protetores de colisão da Unit Garage. Também substituíram a caixa de ar de fábrica da Urban GS por uma unidade feita sob medida com base na R80GS original. Dani diz que acessar ao filtro orignal requeria desmontar metade da moto, o que não é um bom presságio para as frequentes limpezas exigidas em equipamentos de deserto. Esta nova unidade requer apenas a remoção de dois clipes, o que pode ser feito facilmente à mão e sem ferramentas.

Os toques finais aqui incluiram um conjunto de piscas Motogadget Blaze (habilmente inseridos nas coberturas do radiador), guarda-lamas e suportes de guarda-lamas personalizados e um porta-malas vintage NOS OSSA, completo com a placa de matrículoa e conjunto de luz traseira.

Completou tudo isto o sistema de escape Akrapovič completo em titânio, assim como a pintura branca e laranja da ‘Sweet Caroline’.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments