CFMOTO trabalha num novo motor ‘triplo’ em linha
De acordo com documentos de patentes recentes, a CFMOTO está a trabalhar num novo motor triciclíndrico em linha de cerca de 675 cc.
Esta ação é particularmente interessante, pois confirma que a empresa chinesa está empenhada em desenvolver uma gama de motores com diferentes capacidades e layouts, apesar da sua parceria com a KTM e do crescente consenso na indústria de que os motores de combustão interna estão a chegar ao fim da sua vida útil. Mas, pelos vistos, ainda há futuro para as unidades de combustão interna.
Espera-se que o motor triplo faça parte da mesma família do bicilindrico paralelo de 449 cc atualmente disponível na moto desportiva 450SR. O motor, que apresenta uma cambota de 270 graus, promete ser um grande avanço em comparação com os motores ICE anteriores da empresa.
O novo motor de três cilindros compartilha muitos recursos de design com o bicilíndrico de 449 cc, incluindo a cabeça do cilindro e o design da tampa do comando de válvulas. Se o diâmetro de 72 mm e o curso de 55,1 mm da 450 forem transferidos para o motor triplo, o resultado será um total de quase exatamente 673 cc. O design do novo motor sugere que se concentra mais no binário de baixa a média rotação e menos nas rotações diretas e na potência máxima.
No entanto, a CFMOTO poderá facilmente alterar o diâmetro e o curso para dar ao triplo mais cilindrada e desempenho, se necessário. O motor apresenta um eixo balanceador montado na frente, como é típico dos triplos, e a bomba d’água parece ser acionada pelo mesmo eixo.
A CFMoto já demonstrou uma vasta experiência com motos movidas a bateria e possui vastas instalações de produção de baterias à sua porta. Apesar disso, a empresa continua a investir no desenvolvimento de motores a gasolina tradicionais.
0 comments