Teste QJ Motor SRV 125 – Estilo Custom para todos
A Motos Bordoy, importador da marca QJ Motor para a Península Ibérica, quis dar especial destaque à apresentação da sua mais recente Custom de entrada de gama, a QJ SRV 125. Lembramos que estivemos recentemente em Barcelona na apresentação de cinco modelos da marca, onde destacámos o excelente desempenho da SRV 300, irmã mais potente da moto que agora nos foi apresentada.
Para a Motos Bordoy este modelo é chave em termos de estratégicos pois é a versão mais acessível ( de momento ) da gama QJ daí justificar um evento exclusivamente dedicado à mesma. Desta vez a apresentação decorreu na Província de Tarragona tendo o percurso sido realizado em cerca de 150 Kms, que incluiram cidade, serra e estradas nacionais, colocando à prova a nova proposta da marca QJ Motor.
Sendo uma 125cc monocilíndrica, apta para ser conduzida por detentores de carta A1 e carta de carro, é fácil depreender que para a QJ este modelo pode representar uma importante componente de negócio para além de permitir introduzir a marca no mercado com maior facilidade e visibilidade, tendo em conta o crescimento constante do mercado no segmento 125cc. que no caso do mercado nacional o segmento Custom representa 11,2 % do total de vendas anual.
A marca mantém a sua estratégia de posicionamento no mercado com uma postura irreverente, procurando captar a atenção de um público jovem e divertido e precisamente o estilo que exibe a nova SRV 125 está perfeitamente enquadrado nesse objectivo, inclusivamente as opções cromáticas eleitas, sobretudo nas versões amarelo e laranja, procuram precisamente afirmar-se perante esse mesmo público potencial mais jovem, que procura uma moto divertida para o seu dia a dia, fácil de conduzir e prática na sua utilização, que não exija muita experiência e que qualquer um com carta de carro possa iniciar a sua aventura em duas rodas de forma segura.
Estética impactante
Tal como a sua irmã SRV300 também a versão 125 impacta por uma estética bem conseguida, que cola com a imagem das grandes motos bicilíndricas norte-americanas, de estilo alongado e baixo, onde destacamos o formato do depósito, ao estilo Sportster, e um assento bem desenhado que corre a linha do chassi e cobre de forma subtil o guarda-lamas traseiro no lugar do pendura e que tem apenas 720mm de altura, realidade que lhe confere uma enorme abrangência em termos de potenciais utilizadores.
Com um aspecto compacto e robusto, acentuado pelas jantes de liga de 10 braços, exibe uma boa armonia na combinação dos vários componentes, salientando a sua genética Custom através do farol redondo na dianteira de tecnologia LED, um painel igualmente redondo que concentra toda a informação, e a suspensão tradicional telescópica na dianteira complementada por amortecedores traseiros duplos com regulação de pré-carga de mola.
A posição de condução é descontraída, com o tronco erguido, permitindo uma excelente visibilidade para a frente. Os pés estão também colocados na extensão natural das pernas e o guiador tem uma altura igualmente natural cque permite que as nossas mão sejam colocadas nos punhos na extensão sem esforço dos braços. O assento tipo sela é confortável e espaçoso, inclusivamente para o pendura.
Motor monocilíndrico, elástico e com refrigeração líquida
O motor da QJ SRV 125 é um monocilíndrico com 125cc com 14,9 CV, precisamente no limite da carta A1, com um binário de 12.1 Nm às 7.000 rpm, realidade que nos obriga a rodar mais tempo em altas para obtermos o rendimento ideal do mesmo. No entanto oferece uma resposta satisfatória nos baixos e médios regimes, com a suavidade ideal para rodarmos em cidade. Em termos de vibrações as mesmas são praticamente imperceptíveis o que revela um bom equilibrio dos seus componentes internos. Não é um motor ruidoso e o escape filtra algo da sua sonoridade, face ao inebriante som do SRV 300, mantendo o conjunto dentro dos limites definidos pelo Euro 5.
Ciclística com comportamento honesto
As suspensões dianteiras telescópicas têm um curso de 118mm, suficiente para proporcionarem conforto e uma boa leitura do asfalto. Já o duplo amortecdor traseiro tem apenas 60mm de curso e em piso degradado tem um comportamente naturalmente seco, transmitindo todas as imperfeições do asfalto, porém em estrada de boa qualidade confere firmeza e estabilidade ao conjunto e precisão nas trajectórias, como pudemos comprovar em estrada de montanha.
A travagem está entregue a apenas um disco dianteiro de 280mm com pinça de piston duplo e com disco na roda traseira de 240, igualmente com pinça de piston duplo assistidos por ABS de duplo canal ( inédito no segmento ). Com jante de 17” na dianteira e de 15” na traseira, com pneus da marca Cordial (?) podemos assumir que a escolha de pneus tenha a ver com o objectivo de manter o preço baixo, no entanto o comportmento em termos de aderência revelou-se igualmente “cordial” e acertado.
Equipamento, o básico que se espera numa Custom
A iluminação é totalmente LED e conta com tomadas duplas USB e tipo C para carregamento de equipamento eletrónico. O painel de informação é um LCD redondo, que concentra de forma simples e clara a informação básica sobre a moto… velocidade engrenada, nivel de combustível, velocidade instantãnea, rotações do motor etc…
Comportamento em cidade e em estrada
Logicamente ao ser uam moto de 125cc está mais vocaionada para uma utilização citadina e trajectos mais curtos. Por isso a organização fez questão de circularmos pela cidade de Tarragona para percebermos como se comporta no transito de cidade a pequena QJ SRV125. E desde o primeiro momento que se destaca a sua agilidade no meio do transito e a facilidade com que circulamos em ambiente urbano, sobretudo tirando partido das sua dimensões contidas e do baixo centro de gravidade.
A embraiagem é de fácil acionamento e a caixa é precisa e as mudanças engrenam facilmente sem que o curso do pedal seja exagerado nem o processo ruidoso. A travagem revelou-se efectiva, com uma boa mordida, suficiente para parar os aproximadamente 150 Kg do conjunto. Sem dúvida alguma que a SRV125 é uma excelente moto para nos deslocarmos na cidade em estilo.
Já na estrada mostra-se divertida e precisa em curva, a mostrar porém os seus limites condicionada pelo pequeno motor de 125cc que ainda assim consegue atingir os 120 Km/h. Não é uma moto para impôr um ritmo forte mas sim para podermos disfrutar da paisagem, embora a rodar com os restantes jornalistas seja difícil manter essa sobriedade e postura… ritmos que normalmente são mais altos e que nos permitem chegar aos limites do comportamento dos modelos e que não representam de todo o regime para o qual os mesmos foram pensados.
Conclusão
A QJ SRV125 tem obviamente vocação urbana e de utilização em trajectos curtos sub-urbanos, ideal para realizar trajectos diariamente de casa escritório, de forma cómoda e sem grandes consumos nem impacto no meio ambiente pois a a pequena Custom acusa um consumo de apenas 2,5 Litros aos 100 Kms o que, tendo em conta a capacidade do seu depósito de 14,5 litros de combustível dará para imaginar uma autonomia de quase 600 Kms.
Está disponível em 3 opções cromáticas, amarelo, laranja e preto pelo preço de 3.390 euros o que a situa no topo das Custom monocilíndricas de 125cc mas abaixo das bicilíndricas existentes no mercado. Conta ainda com um excelente argumento comercial que são os 6 anos de garantia passíveis de serem transferidos para terceiros, ou seja, se passados dois ou três anos da sua utilização quisermos trocá-la por uma versão mais potente a garantia mantém-se para quem a venha a adquirir posteriormente.
Do que é que estás à espera para brilhares com a tua nova Custom na cidade ?
Ficha Técnica
- Cilindrada 125cc
- Motor Monocilindrico SOHC , 4 válvulas
- Diâmetro e curso 54×54,5
- Arranque Elétrico
- Alimentação Injecção eletrónica
- Ignição Electrónica
- Potência máx. 14.9 CV às 9500 rpm
- Binário máx. 12,1 Nm às 7000 rpm
- Refrigeração Líquida
- Embraiagem Multidisco em banho de óleo
- Transmissão Por corrente
- Caixa velocidades 6 velocidades
- Dimenssões (C/L/A) 2140x805x1050 mm
- Distância entre eixos 1440 mm
- Altura do assento 720mm
- Peso em marcha 150 Kg
- Cap.e do depósito 14,5 Litros
- Painel instrumentos LCD redondo
- Iluminação Full LED
- Suspensão dianteira Telescópica convencional 118mm curso
- Suspensão traseira Duplo amortecedor 60mm curso regulável pré-carga
- Travão dianteiro Disco 280mm com ABS e pinça duplo piston
- Travão traseiro Disco 240mm com ABS e pinça duplo piston
- Roda dianteira 90/90-17”
- Roda traseira 140/90-15
- Cores disponíveis Preto, Amarelo e Laranja
- PVP 3.390.- euros
- Garantia 6 anos
Galeria de Imagens
0 comments