Protótipo DB40 da Yamaha XSR900 sugere que uma nova Neo-clássica pode estar para surgir
Revelado no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano um protótipo da XSR900 da Yamaha, apelidado de DB40, dá indícios de que a marca nipónica poderá estar a pensar em lançar uma versão desportiva da neo-clássica XSR900, que poderá ter duas versões nomeadamente a aguardada R9.
Uma desportiva R9 com base na naked MT-09 faria todo o sentido pois estaria em linha com a estratégia desenvolvida pela marca no segmento inferior, quando lançou a sua R7 e que tem por base precisamente a MT-07.
Esta versão agora apresentada, que tem por base a XSR900 e uma concepção estética que podemos designar também como neo-clássica, já que na sua aparência podemos identificar elemento que nos fazem recordar as saudosas TZR e YZR do passado.
Este protótipo DB40 não é apenas uma transformação de uma XSR pois a sua preparação partiu-se de uma base que inclui apenas o quadro e o motor da XSR e o preparador técnico do modelo, um engenheiro da marca, afirmou que é proprietário e fã dos modelos Yamaha de competição dos anos 80/90, as TZR250 e a TDR250, e que inspirado nas mesmas idealizou esta preparação, para a qual afirmou ter usado um simples esfregão da Scotchbrite para polir o quadro e o braço oscilante assim como as tampas laterais.
O assento foi claramente inspirado nas baqueta das Yamaha TZR250 de competição. Outras alterações foram limitadas à adopção de avanços do tipo “clip-on” e a montagem de um amortecedor traseiro da Ohlins mais sofisticado do que aquele montado na MT-09 SP. A ponteira é da Akrapovic e consta da lista oficial de acessórios, tendo sido retirado o elemento catalisador.
Sá que iremos ver finalmente uma R9 como modelo de 2024. Com o Salão de Milão perto do final do ano certamente que os rumores tomarão forma.
0 comments