Novos modelos boxer da BMW perfilam-se no horizonte

By on 3 Outubro, 2023

Sendo uma verdade indesmentível que a nova ‘aventureira’ BMW R 1300 GS apresentada no final do mês de setembro, representou uma revolução na gama da marca alemã, mais novidades estão para vir com o mesmo novo motor boxer.

Os nossos colegas da motorradonline.de , em colaboração com o artista britânico Kar Lee , chefe da Kardesign, publicaram imagens dos modelos boxer que se seguirão à nova BMW R 1300 GS, um modelo que representa uma pequena revolução no catálogo da marca bávara com fábrica em Berlim.

A BMW R 1300 GS que já apresentámos no dia de lançamento a 28 de setembro (ver artigo), será seguida pelas irmãs R (naked), RS (sport-turismo) e RT (Gran Turismo). Não havendo quaisquer fotos-espia destes futuros modelos, a Kar Lee Design fez um exercício de estilo para ver como poderiam ser as BMWs do futuro. Lembremos que o designer já “acertou em cheio” quando imaginou a futura M 1000 XR.

Em relação à futura RS 1300, os jornalistas alemães asseguram que esta sport-turismo vai mudar muito em secções como o grupo óptico , guiador ou assento (poderá haver uma versão monoposto). O que significa que o modelo provavelmente só estará à venda em 2025. O motor e o quadro de alumínio serão os da nova R 1300 GS, embora ao contrário da moto de aventura não terá o Telelever, mas sim uma forquilha invertida . Provavelmente não faltará um sistema de radar e cruise control que se adapta às circunstâncias do trânsito (mantém a distância do veículo anterior automaticamente).

Quanto à R 1300 R, a naked também poderia montar o sistema de radar. A forquilha será invertida e o boxer produzirá cerca de 145 cv . Não irá decepcionar no que se refere à tecnologia LED com um farol potente que confere personalidade à área frontal. O escape deverá ser mais leve e compacto, o que facilita a montagem das malas que serão oferecidas como acessório.

Finalmente a RT 1300 que, de acordo com a imaginação do designer Kar Lee, terá uma imagem poderosa, para dizer o mínimo. A Grande Turismo alemã usará o novo boxer, como as suas irmãs, e uma carenagem envolvente para proteger o condutor e passageiro. Da mesma forma que na GS, a suspensão dianteira é Telelever. O depósito de 25 litros permitirá uma autonomia de mais de 500 km. A RT 1300 virá com radar, assento aquecido, tela operada eletricamente e equipamento de áudio .

Não se sabe nada ainda em concreto de datas, mas os nossos colegas da motorrad online admitem que ao longo de 2024 a BMW vá apresentar estes novos modelos com motor boxer, R 1300 RT , R 1300 RS e R 1300, provavelmente com cotas mais curtas tal como já acontece com a nova R 1300 GS.

Fonte: motorrad.de / Imagens: BMW e Karl Lee Design

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments