Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Zongshen RX401, aventura para todos!

By on 23 Setembro, 2024

A Zongshen está entre os mais importantes fabricantes chineses de motos, com parcerias com alguns dos mais importantes fabricantes ocidentais, como a Piaggio. Entre outras coisas, participou no Dakar em 2017, antes da sua “concorrente” Kove o ter feito mais recentemente. E assim voltamos com curiosidade a um dos seus produtos mais interessantes: a RX401. Já escrevemos sobre este modelo há algum tempo, estávamos no final de 2022, e a sua chegada parecia iminente. 

Trata-se de uma “aventura de média cilindrada” introduzida em 2023 e recentemente alargada em várias versões. 

O que todas as versões da RX401 têm em comum é, antes de mais, o motor de dois cilindros em linha, arrefecido a líquido, com 401 cc, quatro válvulas por cilindro e uma árvore de cames à cabeça. A versão chinesa tem 45 cv às 9500 rpm e 37 Nm às 8000 rpm, enquanto a versão destinada ao mercado europeu se fica pelos 37 cv. Em qualquer caso, espera-se uma velocidade máxima de cerca de 150 km/h e um desempenho semelhante ao de outras motos com caraterísticas semelhantes às já existentes no mercado. Mais do que o desempenho máximo, a RX401 foca-se na viagem. O depósito de combustível tem uma capacidade de 18 litros, o que não é nada pequeno para a sua categoria, e combinado com um consumo declarado de cerca de quatro litros por cem quilómetros, isto sugere uma autonomia de cerca de quinhentos quilómetros. O peso é de 215 quilos, o que, combinado com uma altura de assento de 810 mm, faz dela uma moto adequada para todos os tamanhos, homens e mulheres. 

Os pneus são tubeless 110/80-19 e 140/70-17 e os travões são de disco duplo à frente com pinças radiais de quatro pistões e de disco simples atrás com pinças de dois pistões. O ABS é comutável. A iluminação LED e o LCD a cores não faltam, mas este último também pode ser escolhido numa versão TFT com mais funções, como o indicador de pressão dos pneus e a conetividade Bluetooth através de uma aplicação. O para-brisas é ajustável em duas posições e há a opção de barras de proteção, bem como acabamentos em alumínio, é claro. 

Imagem:Moto.it

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments