Uma variante mais desportiva da ‘muscle bike’ Diavel, potencialmente equipada com o V4 Desmosedici Stradale, parece estar a caminho e é capaz de fazer estragos…
Na semana passada, soubemos indiretamente por meio da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), órgão de certificação de veículos dos Estados Unidos, que a Ducati está a preparar-se para instalar o seu motor V2 de 890 cc em outros modelos após a Multistrada V2 , Panigale V2 e Streetfighter V2 .
Não foram as informações reais sobre as futuras motos que foram reveladas, mas os seus nomes no documento que permite que as identificações do VIN sejam decodificadas. Monster e DesertX V2 parecem estar no caminho certo.
Mas não é apenas a gama V2 que é afectada, já que o documento em questão também menciona novos recursos que vão chegar à família V4. Mais especificamente, é a Diavel V4 que está em questão. Assim como no caso anterior, aqui encontramos claramente a presença de uma Diavel V4 RS além das outras versões standard, Bentley e Bentley Mulliner .

O que esperar desta versão RS? Mais carácter desportivo? Certamente que sim… ou não tivesse o motor da superdesportiva Panigale. Embora o nome tenha sido usado pela primeira vez em meados dos anos 2000 na Monster S4 RS, regressou no ano passado com uma versão especial da Multistrada baseada na Pikes Peak, mas com o V4 Desmosedici Stradale da Panigale V4 , em vez do usual Desmosedici Granturismo.
Lançada em 2023, a Diavel V4 também é equipada com o Granturismo de 1.158 cc que entrega 168 cv e 126 Nm de binário. A lógica, portanto, ditaria que o bloco de 1.103 cc da desportiva seria usado dessa vez.
Para saber a configuração exata, mas também as particularidades da moto e evoluções da ciclística, teremos que esperar um pouco mais, já que a Diavel V4 RS está prevista para a gama de 2026. A apresentação ocorrerá durante o verão ou no outono.