A Yamaha continuará a vender as suas YZF-R1 e R6 em 2026, mas sob a forma de modelos básicos de corrida, o que significa que serão homologadas somente para uso em pistas.
No ano passado, recebemos a má notícia de que a Yamaha estava a abandonar as suas desportivas de quatro cilindros para uso exclusivo em pistas. A YZF R6 , que estava fora do mercado de rua há algum tempo, foi acompanhada pela YZF R1 Superbike, que recebeu algumas atualizações técnicas para 2025, incluindo, é claro, as infames asas aerodinâmicas. O Japão agora confirmou que isso continuará em 2026, com os “Modelos Base de Corrida” R1 e R6.

Tanto a YZF-R1 quanto a YZF-R6 estão disponíveis em apenas uma cor: Cinza Escuro Metálico Fosco 6. Os preços permanecem inalterados em aproximadamente € 14.000 para a YZF-R1 e € 8.000 para a YZF-R6 (preços no Japão sem impostos). Lá, o período de pedidos é dividido em duas fases: a primeira onda de reservas para ambos os modelos será aceite de 4 a 18 de setembro de 2025, e a segunda onda, de 19 de setembro a 28 de novembro de 2025.
As entregas das motos da primeira onda de reservas começarão em 27 de fevereiro de 2026, enquanto as entregas dos veículos da segunda onda de reservas estão programadas para abril de 2026. Não sabemos se isso continuará na Europa.
Yamaha YZF R1

O modelo YZF-R1 2025 herdou a tecnologia de corrida e adicionou grandes asas dianteiras de carbono ao seu desempenho já dinâmico. Este novo equipamento, desenvolvido a partir de motos de MotoGP, utiliza com eficácia a eletrónica anti-cavalinho, aumentando a força descendente em altas velocidades. Também contribui para uma melhor dirigibilidade. O sistema de suspensão conta com garfos dianteiros KYB com compressão e amortecimento de retorno independentes nos lados esquerdo e direito, pinças monobloco Brembo Stylema para uma sensação mais controlada e um cilindro mestre radial. O assento também recebe um novo estofamento mais aderente. Não haverá alterações nas especificações do modelo 2026. A moto é entregue sem luzes, guarda-lamas, buzina, pousa-pés para o passageiro, guarda-lamas traseiro, espelhos, indicadores de direção, ferramentas de bordo ou gráficos na carenagem.
Yamaha YZF R6

A Yamaha YZF-R6 usará a mesma suspensão dianteira da YZF-R1 de 2024. Este modelo é baseado no YZF-R6 de especificação europeia de 2020-2022 e foi projetado para uso em pista, mas também conta com componentes eletrónicos como sistema de controle de tração e quickshifter, além da mesma suspensão dianteira e travões dianteiros da YZF-R1 de 2024. Também não há alterações nas especificações do ano anterior e, assim como o YZF-R1, é fornecida sem luzes , buzina, apoios para o passageiro, guarda-lamas traseiro, espelhos, indicadores de direção, ferramentas de bordo ou gráficos da carenagem.
















