Uma Bimota DB1 1986 com apenas 15.000 km foi leiloada nos EUA. É um modelo icónico, a primeira Bimota com motor Ducati e uma moto pioneira na tendência de motos totalmente carenadas, tendência que mais tarde seria apelidada de “aero” – uma linguagem estética que mais tarde seria usada na Ducati Paso.
A Bimota DB1 merece um lugar de relevo no motociclismo, e não, não achamos que estamos a ser exagerados. O modelo criou uma nova linguagem estética, que viria a ser apelidada de aerodinâmica. A ideia, como tantas ideias brilhantes, era simples: tornar a moto completamente justa . O resultado é espetacular: uma moto onde a carenagem, o depósito, as tampas laterais e a traseira formam uma única unidade .
Em 1985, a sua comercialização começou. Inicialmente, seria um projeto conjunto entre a Bimota e a Ducati , mas a colaboração fracassou e a Bimota DB1 quase nunca nasceu. A Ducati mais tarde projetaria a Paso 750 com uma filosofia semelhante, embora talvez sem o charme da DB1.

Desta vez, foi uma Bimota DB1 1986 leiloada pelo site americano bringatrailer.com (literalmente “traga um trailer” ). A unidade foi importada do Japão para Washington , onde as correias dentadas foram substituídas , o carburador ajustado e o cabo de controle de ar para o motor de partida e o descanso lateral foram consertados. A moto vem equipada com instrumentação Veglia Borletti , composta por dois mostradores com fundo branco. O velocímetro marca até 260 km/h (não subestime o poder do pensamento positivo), enquanto o hodómetro marca 15.000 km. O motor é o conhecido SOHC V – Twin de 748 cc refrigerado a ar , de origem Ducati , com distribuição Desmodromic e carburadores Dell’Orto PHF , partida elétrica e dois silenciadores pretos (um de cada lado).

A pintura é a clássica branca, verde e vermelha, as cores da bandeira italiana, que a Bimota gosta de usar para proclamar com orgulho as suas origens italianas. O pacote é complementado por um para-brisas escurecido, espelhos retrovisores embutidos na carenagem , um farol retangular, um assento monoposto e apoios para os pés traseiros.