Todas as 30 unidades vendidas em apenas 14 dias

O modelo mais avançado da Aprilia na série X esgotou em tempo recorde. Revelada no Grande Prémio da Catalunha, no mês passado, como noticiámos, a Aprilia RSV4 X-GP esgotou em apenas 14 dias, um novo recorde para qualquer modelo X da marca.
Não é uma completa surpresa, uma vez que a nova X-GP é, nada mais, nada menos, do que um míssil de pista repleto de peças em fibra de carbono e barbatanas aerodinâmicas, espelhando a moto de GP pilotada por Marco Bezzecchi e Jorge Martin no Mundial.
É também a moto mais próxima de uma MotoGP que a Aprilia já lançou ao público. A nova X-GP foi disponibilizada em apenas 30 unidades, o que aumentou, sem dúvida, o interesse em ter uma destas motos.

No entanto, para que todas elas encontrassem um novo lar, as pessoas precisariam de desembolsar 90.000 € + IVA, ou mais de 110.000 Euros. Alojado dentro do quadro da moto está o motor mais potente da Aprilia, que produz 238 cv, enquanto a moto pesa apenas 168 kg.
Para acompanhar a sua gigantesca potência e o seu peso reduzido, há uma série de características desenvolvidas para o MotoGP.
A Aprilia afirma que as motos foram vendidas em todo o mundo, incluindo Europa, Emirados Árabes Unidos, Austrália, Malásia e Estados Unidos.
A empresa afirma ainda que “os pedidos de reserva excederam em muito o número de motos disponíveis já durante o fim de semana da sua apresentação em Barcelona”.
A X-GP foi construída para celebrar o 10º aniversário da RS-GP no MotoGP, após o regresso da Aprilia às corridas de Grande Prémio em 2015.
A RSV4 X é também a quinta edição na linha ultra-exclusiva “X” da Aprilia, seguindo-se à RSV4 X (2019), Tuono X (2020), RSV4 X Trenta (2022) e RSV4 X ex3ma (2024).
Somando ao seu apelo único, a X-GP é a primeira moto de fábrica do mundo a apresentar asas para as pernas e para a traseira, de acordo com a Aprilia, que afirma ainda que as peças aerodinâmicas do novo modelo “X” só podem ser encontradas no protótipo RS-GP.
A RSV4 X-GP ostenta também uma característica totalmente nova: um suporte de assento estrutural em carbono.
Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, afirmou: “A X confirma o estatuto da Aprilia Racing como uma marca exclusiva e de nicho com um enorme potencial. A Aprilia Racing é sinónimo de inovação e enche-nos de orgulho ver que, tanto a nível estratégico como de produto, criámos uma marca icónica e um novo tipo de moto absolutamente exclusiva, concebida especificamente para os entusiastas de pista.”