As novas pinças de travão da Brembo são feita de alumínio reciclado
A Brembo revelou um conceito totalmente novo de pinça de travão, rumo a um futuro mais sustentável.
Trata-se da primeira pinça de travão 100% em alumínio reciclado, parte de um projeto iniciado há cinco anos, em 2020, com o objetivo de tornar a Brembo mais sustentável.

Para que isso fosse possível, a empresa reduziu as emissões do ciclo de vida em 70% em comparação com os sistemas convencionais. Líder global em sistemas de travagem utilizados pelas equipas de competição em campeonatos como o MotoGP e o WSBK, e em muitas motos de estrada, as novas pinças de travão em alumínio reciclado da Brembo sofreram uma completa remodelação. A Brembo afirma que o sistema foi desenvolvido para um dos seus principais parceiros, embora não tenha confirmado qual o cliente.
No entanto, confirmou que o fornecimento da nova pinça de travão começou em “todos os mercados”. A empresa italiana afirma que manteve o mesmo estilo de antes e que as pinças que utilizam material reciclado incluirão um novo logótipo da marca ALU para as distinguir como alumínio reciclado.
A Brembo continuará a utilizar pinças de alumínio convencionais até ao fim da vida útil do produto, o que inclui todas as unidades atualmente em produção. Depois disso, a empresa começará a dar prioridade aos seus novos produtos de energia renovável, que serão todos desenvolvidos com material reciclado como padrão.
Daniele Schillaci, CEO da Brembo, disse isto sobre a conclusão do novo projeto da pinça de travão. “A adoção de alumínio reciclado na produção das nossas icónicas pinças de travão representa o nosso compromisso contínuo com a inovação para a sustentabilidade. Esta solução foi concebida para cumprir os mais elevados padrões de desempenho e responsabilidade ambiental.“