Superbike de algibeira aponta ao mercado da Ninja 400

A estreante ZXMOTO revelou um motor de quatro cilindros em linha de 0,5L que poderia destronar a Kawasaki ZX-4RR. A estrondosa moto desportiva ZX-4RR da Kawasaki poderá em breve ter uma nova rival, cortesia da recém-criada marca ZXMoto, que acaba de apresentar um modelo 500RR de quatro cilindros, completo com alhetas aerodinâmicas e uma escora traseira monobraço em liga de alumínio.
Com características de design muito semelhantes à Honda VFR400R NC30 do final dos anos 80, equipada com um kit de carenagem Tyga Performance, a 500RR é um dos vários modelos desportivos, naked e de aventura que fizeram a sua estreia europeia no Salão de Milão EICMA.
A Kove chegou à Europa com vários modelos de aventura em 2024 e inovou na sua linha de motos. Agora, a ZXMoto conquistou o título mundial de Supersport 300 em 2025, o primeiro título para um fabricante chinês no paddock do Mundial de Superbike.

Embora ainda numa fase inicial, o desenvolvimento da gama ZXMoto já tem vindo a acontecer nos bastidores há algum tempo, com cinco novas plataformas de motor apresentadas no evento, incluindo um motor de três cilindros e 820 cc pronto para estrear no Campeonato Mundial de Sportbike em 2026.
Voltando especificamente à 500RR, a moto foi concebida para quem tem uma paixão por desportivas. As imagens revelam guiadores semi-elevados abaixo da mesa superior, amortecedor de direção, suspensão dianteira de 41 mm totalmente ajustável e peseiras recuadas concebidas para ângulos de inclinação acentuados.

Segundo a ficha técnica, o peso em ordem de marcha é de 168 kg, o que a torna supostamente 21 kg mais leve que a Kawasaki. Não está confirmado se isto inclui parte dos seus 15 litros de combustível, e a altura do assento é de 800 mm, o que facilita o controlo.
Noutros aspetos, é evidente que a nova moto precisará de ser levada ao limite para obter o máximo desempenho, com uma potência máxima de 83,1 cv às 13.500 rpm, mas um binário máximo de apenas 46 Nm às 11.500 rpm.
Este motor está equipado com injeção eletrónica de combustível Bosch e montado num chassis tubular de aço.
Pontos importantes
O motor de quatro cilindros e 470 cc pesa 47 kg (peso declarado) e tem um diâmetro e curso de 59 mm x 43 mm. A taxa de compressão é de 12,9:1. O novo motor é também partilhado com um modelo naked retro 500F, já apresentado aqui, que deverá rivalizar com a recém-apresentada Honda CB500SF Super Four.
Os discos duplos flutuantes de 300 mm na dianteira são combinados com pinças Taisko de quatro pistões com montagem radial, e as rodas duplas de 17 polegadas permitem uma boa escolha de pneus. A distância entre eixos é de 1395 mm – mais 15 mm do que o comprimento total de 1380 mm da Kawasaki.
Além do motor de quatro cilindros em linha, a ZXMoto apresentou na EICMA um motor de três cilindros de 818,8 cc, motores monocilíndricos de competição de 249,9 e 449,9 cc, bem como um V-twin de 578,2 cc.














