Nova AJS Imber é uma espécie de crossover com pneus mistos e 4 velocidades
Mais uma marca inglesa do passado que renasce com recurso à fabricação na China, mas pelo menos, neste caso, a gerência é europeia. A marca já tinha anunciado alguns modelos de maior cilindrada e scooters, e até tem representação em Portugal, pela Motoceânica da Figueira da Foz, mas agora anunciou um novo modelo a que chamaram Imber.
Para já, a Imber chega ao Reino Unido a partir de 2.349 libras, cerca de 2.675 Euros, portanto barato para uma 125 com caixa de 4 velocidades e cerca de 9 cv de potência.

Há que admitir que o visual é algo peculiar, bebendo das Honda automáticas que são a moto mais vendida do planeta, mas também com um bocadinho de Sachs Minor à mistura… e com uma caixa semiautomática de quatro velocidades, pelo que não há manete do lado esquerdo do guiador.
A moto possui um motor SOHC de 125 cc refrigerado a ar que produz 6,91 kW (ou 9,2 cv) às 8.000 rpm e tem um peso declarado de 115 kg e um depósito de combustível com capacidade para 8,5 litros.

A altura do assento é de 810 mm com o estofamento mais grosso. No entanto, esta altura pode ser ajustada para 760 mm, proporcionando um maior conforto, através da opção de assento baixo. A altura ao solo é de 190 mm.
A motinha ganha vida com arranque elétrico e pedais, além de contar com iluminação LED por toda a parte, incluindo o painel de bordo e piscas embutidos na traseira para maior segurança.
A transmissão é feita através da caixa de quatro velocidades e embraiagem centrífuga semiautomática. Isto significa que não existe alavanca no lado esquerdo do guiador.

A Imber pode não parecer a moto mais preparada para o todo-o-terreno, apesar do escape elevado estilo ‘scrambler’, mas a sua aparência é enganadora, uma vez que a AJS afirma que vem “com pneus mistos para melhor aderência em estradas de terra batida e gravilha“.
O novo modelo estará disponível em quatro cores, azul metalizado, verde louro, branco e preto e conta ainda com um porta-bagagens traseiro para viagens mais longas, fixado sob o banco do passageiro e… uma porta USB para carregar telemóveis, ou seja o que for.
Combinando robustez e durabilidade com um estilo urbano peculiar, a AJS afirma que “a Imber oferece o equilíbrio perfeito entre durabilidade e desempenho ágil”, com um consumo irrisório de 2,1 l aos 100, proporcionando a confiança para enfrentar estradas sinuosas, a praticidade para transportar equipamento em aventuras na natureza e a facilidade para o deslocamento diário.
















