Barber Vintage Festival 2023: O paraíso das motos antigas
Para os fãs de basebol existe o Fenway Park. Para os golfistas, Pebble Beach, mas se é um fã de motos antigas, o Museu Barber Motorsports é a sua meca – e o Barber Vintage Festival é o evento do ano que não pode perder.
A 18ª edição do festival não foi exceção. Realizado nos terrenos de 880 hectares do Museu Barber Motorsports em Birmingham, Alabama, e apresentado pela BMW Motorrad USA, o Barber Vintage Festival de 2023 foi três dias de êxtase de motos antigas. Os entusiastas começaram a chegar na manhã de sexta-feira e, até ao final do evento no domingo à noite, estima-se que 85.000 participantes tenham passado pelo local.
O Museu Barber alberga mais de 1.600 motos em cinco pisos, mas para o Vintage Festival, a excelência das motos derrama-se pelos terrenos circundantes. Os destaques deste ano incluíram uma zona para fãs da BMW com um show de motos, aberto a qualquer BMW que tenha chegado por seus próprios meios. A Revival Cycles organizou-o, oferecendo um lugar no seu Handbuilt Show para a melhor BMW em cada categoria. A mistura foi bastante eclética, variando de uma BMW R1200GS com um sidecar a uma R90S café racer, completo com belos acabamentos em folha de prata e ouro.
Noutro local, a Vahna Magazine e a Triumph organizaram uma coleção de 20 Triumphs personalizadas e clássicas no ‘Isle of Triumph’. Os visitantes podiam digitalizar um código QR para votar na sua moto favorita. Uma bela Triumph Bonneville 750 Edição Jubileu de 1977 presente, foi uma de mil unidades produzidas.
Enquanto as áreas de campismo e estacionamento não fazem oficialmente parte do espetáculo, vale a pena passear com os olhos bem abertos. O Barber’s Vintage Festival apresenta uma das maiores ofertas de qualquer exposição de motos no mundo. Desde mini motos altamente personalizadas até a uma área de campismo dedicada exclusivamente às Norton antigas, há algo de tudo para todos.
É mais do que uma enorme conglomeração de motos clássicas, porém. Os participantes do festival que procuravam aumentar os seus conhecimentos também puderam assistir a uma variedade de seminários. Os temas variavam desde ‘Superbike: Uma História Inicial Ilustrada’ apresentada por Kevin Cameron, John Owens e Matthew Miles, até a pintura tradicional à mão com Michael Swain.
Para aqueles que procuravam um pouco mais de emoção, a Associação Americana de Corridas de Motos Históricas estava no local com a sua série de motos de corridas antigas. O fim de semana viu 600 pilotos em mais de 40 categorias a competir no percurso de estrada de 2,38 milhas (3,83 km) e 17 curvas do Barber.
Os sortudos o suficiente para passear pelo paddock foram presenteados com uma grande variedade de motos. Desde motos desportivas modernas de um litro até Ducatis, BMWs e Nortons antigas que provam que o ferro antigo ainda tem muito a oferecer.
Havia também uma área de demonstração ‘Proving Ground’, onde marcas como BMW, Ryvid, Indian e KTM tinham literalmente camiões carregados de motos para testar. Muitos dos testes de demonstração foram reservados com bastante antecedência e alguém poderia facilmente passar um dia inteiro a experimentar as mais recentes ofertas.
Se pensa um dia participar no Vintage Festival no próximo ano, a viagem é fácil. O Museu Barber fica a 15 milhas do aeroporto de Birmingham e a duas horas de Atlanta, na Geórgia, o que facilita o acesso. A Barber faz um excelente trabalho com preços escaláveis para o evento também; a participação começa em 35 dólares por dia (sem entrada no museu) e as crianças menores de 15 anos entram gratuitamente, garantindo a próxima geração de entusiastas de veículos motorizados.
O acampamento no local está disponível por uma taxa adicional para aqueles que gostam de estar perto da ação, mas também existem uma variedade de hotéis em Birmingham, a apenas 25 minutos de distância.
Fonte: BikeExif / Fotos de Tom Gosselin
0 comments