Kawasaki comemora 70 anos a fabricar motos

By on 17 Agosto, 2023

Em setembro de 2023, a Kawasaki Motors inicia a celebração do seu 70º aniversário no fabrico de motos. Aqui fica uma breve resumo de como a marca do país do ‘Sol Nascente’ se expandiu para o exterior, sendo um dos primeiros fabricantes japoneses a apostar no mercado americano.

A marca de Akashi fez as suas primeiras incursões no ramo das motos em 1953. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Kawasaki produziu motores de motos sob o nome de “Kawasaki Machine Works”. Desde então, a marca japonesa produziu motos para clientes em todo o mundo, sendo atualmente vendidas em mais de 90 países e regiões.

Para comemorar o aniversário dos 70 anos da Kawasaki Motorcycles, uma exposição especial será realizada no Kawasaki USA Heritage Hall em Foothill Ranch, Califórnia, bem como no Kawasaki Good Times World em Kobe, Japão, a partir de setembro de 2023.

A exibição revelará na história o negócio de motos no mercado dos Estados Unidos, que marcou uma viragem importante na estratégia internacional da Kawasaki. Será o primeiro de uma série de eventos para comemorar este aniversário especial. Trabalhando para manter nossa declaração de missão de “Trabalhar pela felicidade e alegria de todos aqueles cujas vidas a Kawasaki toca”, a marca japonesa pretende continuar a avançar e crescer no futuro, anunciou em comunicado.

Um longo caminho até ao sucesso

Kawasaki A1 Samurai 250 – 1970 – 2 cilindros, 247cc

O caminho da Kawasaki para o sucesso na indústria de motos, que começou com o lançamento do motor KE-1 em 1953, não foi fácil. Vários esforços foram feitos para tentar expandir as vendas, inclusive trabalhando com tradings para se expandir para mercados externos, além de uma aliança comercial e posterior fusão com a Meguro Manufacturing Company. No entanto, cada um desses esforços falhou na produção dos resultados de vendas que a Kawasaki esperava.

Kawasaki H1 500 Mach 3 – 1970 – 3 cilindros, 490cc, 3 carburadores Mikuni

Foi então decidido que vender diretamente aos revendedores seria o melhor modelo de negócios.  Então, em 1966, a American Kawasaki Motors foi fundada. As operações da Kawasaki nos EUA começaram com apenas 10 funcionários e adotaram uma política inovadora de “localismo” antes de desenvolver motos como a Kawasaki A1 Samurai 250, a Kawasaki H1 500 Mach III e a icónica Kawasaki Z1 900 para o mercado americano. Logo no início, a Kawasaki  dos Estados Unidos lançou um novo tipo de política de vendas voltada para a expansão que incluía o primeiro sistema de ‘ano modelo da indústria’.  trabalhando para fortalecer o relacionamento com os revendedores e abrindo filiais em todas as regiões dos EUA, consolidando assim a sua base no mercado americano.

Kawasaki Z1 900 Super Four – 1973 – 4 cilindros, 903cc, 215 km/h

Em 1974, a Kawasaki fez um investimento de 20 milhões de dólares para construir uma nova fábrica em Lincoln, Nebraska, para estar alinhada com uma mudança para a taxa de câmbio então muito flutuante nos EUA. A unidade fabril de Lincoln da Kawasaki torna-se a primeira fábrica construída por qualquer fabricante japonês de automóveis ou motos nos EUA, e continua a ser a principal fábrica da Kawasaki até hoje. É onde todas as motos de água Kawasaki Jet Ski e ATV’s da marca ainda hoje são fabricados. Toda esta gama de veículos vai celebrar os 50 anos de produção nos EUA, enquanto a nossa mais conhecida Ninja celebra o seu 40º aniversário por terras do Tio Sam.

Fonte: Motorcycle.com

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments