Criação louca tem estado num Museu em Itália
Às vezes aparecem coisas estranhas nos leilões… desta, em vez da proverbial cabeça de alce, trata-se de uma Batmoto…feita em redor de uma Yamaha RD250.
A estranha geringonça apareceu no site de leilões da Catawiki, após ter estado em Itália, em exposição no Museu Sidecar de Cingoli desde 2010.

Qualquer fã dos filmes do Batman conhece bem os “Batmobile”, mas é menos provável que se lembrem desta moto em particular, a primeira moto do Batman.
Na altura, a ideia inicial era ser uma Harley-Davidson personalizada, com o para-brisas transformado num formato que se assemelhasse a asas de morcego.

No entanto, a moto revelou-se demasiado pesada e lenta, e os realizadores decidiram encontrar um veículo mais ágil e manobrável para as diferentes cenas de ação. A Yamaha bicilíndrica 2T de 250 cc, uma bomba na altura, acabou por ser escolhida como a moto do filme.

Como é típico do Batman, a moto não poderia estar completa sem um sidecar para o seu companheiro, Robin. Este parece ter sido adaptado de um kart, e é um verdadeiro item de coleção, com o anúncio a afirmar sem rodeios que “o veículo não está aprovado para circulação na via pública”.

Diz também que foi usado um motor Yamaha original, mas “não está a funcionar”. A condição está assim-assim, o que pode explicar porque até agora não conseguiu uma oferta melhor do que 6.000 euros. Para já, apresenta sinais de oxidação nos carburadores, no guiador e nos escapes e algumas rachas na fibra de vidro. Mas lá que ficava bem no desfile de domingo do Moto-clube de Faro…