A naked com estética inconfundível e tecnologia de ponta

O modelo naked para os que procuram uma moto icónica, encantadora e também muito tecnológica e fácil de conduzir. Linhas compactas e musculadas inspiradas no primeiro modelo de 1992, adornam a Monster de quatro válvulas mais leve de sempre.
Desportiva e intuitiva
Quadro monocoque, suspensão Showa, sistema de travagem Brembo e um pacote eletrónico completo com Modos de Condução e IMU de 6 eixos, resultam numa moto ágil, segura e divertida.
O fabricante de Borgo Panigale apresenta na nova edição da Ducati World Première 2026, a quinta edição da Monster, criada para ter um capítulo muito importante na história do motociclismo (também um link para o vídeo).
Quando apareceu, no Salão Automóvel de Colónia, em 1992, a Monster mudou o conceito das naked desportivas, então as originais num segmento completamente novo.

Com o modelo do ano de 2026, baseado no novo motor V2, a Ducati está a escrever um novo capítulo nesta história única e irrepetível. A quinta geração da Monster está completamente renovada, ainda mais leve e ainda mais autêntica. Ainda mais Monster.
A primeira Monster nasceu de uma fórmula engenhosa na sua simplicidade: “tudo o que precisas, nada mais”. Com um chassis derivado das Superbike e o melhor motor para utilização em estrada, a Monster de 1992 combinou carácter e performance, conquistando de imediato o coração de inúmeros motociclistas. Desde então, a Monster criou uma comunidade global de entusiastas, os Monsteristi, que ainda prezam o seu espírito e celebram a sua história.
Em mais de trinta anos de evolução, a Monster conseguiu renovar-se sem nunca perder a sua identidade. Dos motores de duas válvulas 900, 600 e 750 às versões mais recentes Desmoquattro e Testastretta, cada geração trouxe inovações técnicas e estilísticas, mantendo a alma original intacta.

Personalidade inconfundível
A nova Monster, redesenhada de raiz, combina leveza e tecnologia com uma estética inconfundível, reinterpretando o estilo da primeira Monster numa tónica moderna. Mais estilizada, desportiva e compacta, a nova Monster cativa ao reavivar as características estilísticas que sempre distinguiram a naked bike por excelência: o farol emoldurado pelos “ombros” do depósito, o banco único para piloto e passageiro e a traseira curta e leve.
O depósito com a forma do dorso de um bisonte, que sempre foi uma característica distintiva da moto naked de Borgo Panigale, foi redesenhado para manter a silhueta estreita da Monster atual, restaurando o ar musculado, típico da Monster, e incorporando as entradas de ar dianteiras introduzidas com a segunda geração.

O farol, que no conjunto é o verdadeiro rosto da moto, é totalmente em LED, com um visual robótico e moderno que relembra vários elementos estilísticos da gama da Ducati. A forma de duplo ‘C’ é, de facto, a assinatura ótica que une as motos naked da Ducati, tornadas ainda mais distintivas nesta pelos dois ‘cortes’ laterais que lembram a frente da Panigale V4.

A tampa dos painéis laterais liga-se ao banco, que é mais estreito e 5 mm mais baixo (815 mm no total) para facilitar a colocação dos pés no chão, e desviar o ar quente do radiador para fora, melhorando o conforto térmico. Na parte inferior da tampa, o escudo da Ducati é ladeado pelas coordenadas da histórica fábrica de Borgo Panigale.
Chassis desportivo
O novo Ducati V2 é uma parte da rigidez do chassis. Este último baseia-se num quadro monocoque, num duplo braço oscilante inspirado no braço oscilante oco da Ducati da Panigale V4 e num subquadro traseiro composto por um elemento tecno polímero e uma treliça. Esta solução técnica, combinada com o motor, contribui para tornar a nova Monster ainda mais leve do que o, já de si leve, modelo anterior (-4 kg, para um peso total de 175 kg com o depósito vazio) e, portanto, ágil e fácil de guiar em todas as situações.
A forquilha invertida de 43 mm e o monoamortecedor, ambos da Showa, foram especificamente calibrados para otimizar o conforto em utilização diária e o carácter desportivo em condução mista, confirmando a dupla alma da naked da Ducati. A nova Monster é estável e dá confiança ao seu condutor, mantendo-se ágil e agradável.
O sistema de travagem da Brembo baseia-se em discos dianteiros duplos de 320 mm, com pinças radiais M4.32 e pastilhas desenvolvidas especificamente para oferecer uma mordida inicial mais suave combinada com elevada potência de travagem. Isto torna a Monster segura e divertida de guiar, enquanto se explora as suas performances, além de ser muito utilizável em ambiente urbano. Os pneus Diablo Rosso IV, nas medidas 120/70 e 180/55, são os topos de gama da Pirelli para utilização em estrada, oferecendo aderência e segurança.

O condutor senta-se num banco mais baixo (815 mm, reduzível para 775 mm com o banco baixo disponível como acessório e suspensão rebaixada) que é mais estreito do que o modelo anterior, tornando mais fácil colocar os pés no chão. O guiador mais alto e movido para a frente aumenta a sensação de controlo em condução desportiva e, ao mesmo tempo, define uma posição de condução confortável quando o ritmo fica mais relaxado. Os painéis laterais com superfície de aderência apoiam o condutor ao travar, ao mesmo tempo que se tornam um elemento estilístico que celebra a história da Monster através do escudo da Ducati orgulhosamente exibido na parte inferior.
Intuitiva e divertida, a Monster pode mudar a sua alma com o toque de um botão, graças a quatro Modos de Condução especificamente concebidos para simplificar e melhorar a condução em todas as situações.
Tudo facilmente gerido através dos novos controlos de joystick em forma de pétala e do ecrã TFT de 5″, preparado para a navegação ponto a ponto e para o Ducati Multimedia System. O painel de instrumentos é sempre fácil de ler graças ao modo duplo (dia e noite) e ao ecrã baseado no modo de informação Road e Road Pro, que permitem ao condutor concentrar-se na condução, otimizando a visibilidade das informações mais relevantes em cada contexto.

Acessórios
A Monster é um dos modelos da Ducati que mais estimulou a imaginação dos seus proprietários em termos de personalização. Para satisfazer aqueles que querem tornar a Monster ainda mais sua, a Ducati Performance oferece uma ampla gama de acessórios para melhorar a estética, como detalhes em fibra de carbono e alumínio e um banco desportivo com cobertura em Alcantara.
Os entusiastas mais desportivos também vão apreciar os silenciadores homologados com cobertura em titânio e tampas da extremidade em carbono, desenvolvidos em colaboração com a Termignoni*, que reduzem o peso (-0,2 kg) e aumentam inequivocamente a garra da Monster.
Decorações e disponibilidade
A nova Monster vai chegar aos concessionários europeus em fevereiro de 2026 em ambas as decorações (Ducati Red e Iceberg White) e em ambas as versões, Monster e Monster+, esta última com cobertura para o banco do passageiro e tampa do banco do passageiro.
Ambas estão disponíveis na versão de 35 kW, para todos os motociclistas detentores da carta A2.