A Honda divulgou novas imagens do protótipo EV FUN que tem sido testada nas estradas da Europa durante o seu desenvolvimento.
Mostrado pela primeira vez no Salão de Milão (EICMA) em Milão em 2024, este protótipo EV FUN é um modelo equivalente a uma naked de média cilindrada e tem um conjunto de baterias fixas, sendo compatível com o protocolo de carregamento rápido CCS2. Esta moto marca outra abordagem multifacetada da Honda à mobilidade com zero emissões.
O desenvolvimento foi liderado por Masatsugu Tanaka, que aparece a conduzir a moto no vídeo, com uma longa carreira histórica na Honda trabalhando com motos há mais de duas décadas. Juntando-se à Honda logo após os estudos académicos, Tanaka-san transporta consigo a ambição de fabricar a “moto número um do mundo” e o seu portfólio de modelos fala por si.

Entre 1998 e 2006, Tanaka-san evoluiu os modelos CBR600F, CBR600RR, CBR1000RR Fireblade e Gold Wing, nas suas funções de Líder de Projeto de Teste para motos de grande cilindrada. Desde 2006, como vice-líder de grandes projetos, liderou o desenvolvimento de modelos de sucesso como a VFR800F, a VFR1200F, a VFR1200X CrossTourer, a CRF1100L Africa Twin e a NT1100.
Desde 2022, Tanaka-san é responsável pelo desenvolvimento e testes dinâmicos no departamento de eletrificação. A transferência do vasto conhecimento e experiência de Tanaka-san, juntamente com uma equipa apaixonada de jovens engenheiros dedicados ao desenvolvimento de divertidas motos elétricas, significa que o protótipo EV FUN tem o mesmo equilíbrio, postura e fator de diversão pelos quais a Honda é amplamente conhecida.

“Desenvolvemos o primeiro modelo elétrico FUN da Honda sob o conceito-chave “Be the Wind”. Este modelo oferece uma condução tranquila e suave, exclusiva de um modelo elétrico, bem como uma sensação de partilha com a moto que pode fazer os condutores se sentirem como o vento”, explica Tanaka-san.

“Com base nos meus 20 anos de experiência com os modelos de motos ICE da Honda, aplicámos o conhecimento acumulado ao longo destes anos a esta moto elétrica, para criar um modelo que seja realmente emocionante de conduzir. Já fizemos testes extensivos na Europa – onde estão os nossos clientes – para avaliar as performances de condução, o carregamento e a utilização diária, refinando cuidadosamente cada aspeto do modelo para garantir que os nossos clientes têm o tipo de condução a que estão habituados, permitindo-lhes concentrar-se no puro prazer. Um novo protótipo Honda FUN EV está a chegar e mal podemos esperar para partilhar consigo.”




















