Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki criam um grupo de trabalho para desenvolvimento de motos elétricas

By on 16 Abril, 2019

As quatro grandes marcas de motos japonesas uniram-se para definir standards. Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki analizam em conjunto quais serão as melhores soluções para a mobilidade elétrica em duas rodas, sobretudo pretendem definir standards quanto ao processo de troca e de recarga das baterias.

Honda PCX Electric

O segmento de mobilidade elétrica está-se a tornar cada vez mais importante e por isso os quatro “grandes” decdiram colaborar na criação de vários standards na indústria das motos elétricas, estabelecendo um consócio que irá padronizar questões tão essenciais como baterias, carregadores, infraestruturas e outros componentes relacionados à recarga de veículos cada vez mais comuns em nossas estradas.

O objectivo é o de que no futuro os componentes possam funcionar em qualquer moto independentemente da marca facilitando assim todo o investimento de marketing e a compreensão por parte dos utilizadores. As quatro marcas corespondem a quase metade das vendas mundiais de motos, realidade que n os leva a pensar que poderia ser adoptada também por mais marcas no mercado conseguindo-se assim um padrão único global.

Estamos certos que no curto prazo veremos pelo menos novos modelos com motorização eléctrica das 4 marcas principais japonezas que irão partilhar os mesmos elementos tecnológicos. Recentemente vimos a Honda apresentar um protótipo de cross da sua CR com motor eléctrico por isso será apenas elétrico e a PCX eléctrica já roda em alguns mercados.

A Yamaha também tem vindo a desenvolver alguns projectos nessa área, tanto em off-road como em modelos de estrada, e vão-se escutando alguns rumores de desenvolvimentos paralelos das duas restantes marcas, Suzuki e Kawasaki.

Yamaha – Electric Models

Em breve iremos conhecer mais pormenores sobre os compromissos tecnológicos que os 4 irão assumir e veremos também os primeiros modelos a ser apresentados produzidos sob esses mesmos padrões partilhados.

Suzuki Electric & Hydrogen Project

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!