Kit iRACE para a BMW S 1000 RR de 2019

By on 24 Abril, 2019

A BMW acaba de apresentar um novo kit iRace para a BMW S 1000 RR de 2019 destinado a a melhorar o seu desempenho em pista, tanto por pilotos experientes como por pilotos amadores nos trackdays.

O novo Kit iRace é um upgrade electrónico desenvolvido especificamente para melhorar o comportamento em pista da S 1000RR, que com os seus 207 CV de potência e apenas 193 Kg de peso, garante já de si sensações de alta competição.

Com o novo Kit iRace a BMW pretende que que todo o potencial existente na sua 1000 RR possa agora ser totalmente explorado em circuito. O novo kit inclui electrónica de última geração como o ABS Pro e o Dynamic Traction Control entre outras funcionalidades permitindo a qualquer piloto, desde o mais experiente ao mais amador, melhorar a sua performance em pista.

De acordo com o Director de simulação de corridas da BMW, Dr. Shalk, o desenvolvimento do kit iRace foi baseado no na experiência adquirida com os pilotos BMW de Superbikes. O novo sistema iRace irá permitir a todos os pilotos da nova BMW S 1000 RR melhorar consideravelmente o seu desempenho em pista.

O funcionamento deste novo Kit, desenvolvido pelo departamento de I&D da BMW, assenta sobre um sistema de geolocalização por GPS, capaz de aceder a todos os traçados de circuitos de Superbikes e outros emblemáticos como os de Nurbugring e Isle of Man. Selecionando o circuito o piloto poderá selecionar um tempo por volta previamente conseguido e o sistema vai informando onde poderá melhorar o seu tempo por volta ao longo do circuito.

O tempo que o piloto define à partida para um determinado circuito irá estabelecer o nível de intervenção da electrónica gerida pelo Kit iRace, definindo os níveis de intervenção do ABS Pro e do DTC, funcionando conjuntamente com a admissão e com informação relativa às condições do asfalto da pista assim como das rotações relativas a uma determinada mudança engrenada.

Toda a gestão referida anteriormente é ainda condicionada pelo modo pré-selecionado pelo piloto:

  • Beginner : o mais básico e especialmente dirigido a aqueles que não têm experiência em circuito. O sistema irá ajudar a melhorar os seus tempos por volta.
  • Sportsman: especialmente indicado para aqueles que já estão habituados a frequentar circuitos e pretendem melhorar os seus tempos por volta.
  • Advanced: neste modo o sistema irá procurar melhorar os pontos de travagem e desliga inclusivamente toda a electrónica em curvas onde a moto atinge pouca inclinação. Este é um modo mais exigente mas a BMW garante que o piloto irá melhorar pelo menos 1 s por volta logo de início.
  • Unlimited: como a designação indica está destinado a pilotos com larga experiência em circuito, que rodam com pneus click e procuram estabelecer recordes pessoais e competir em provas nacionais.

  • O Kit iRace para a BMW S 1000RR só estará disponível a partir de setembro de 2019

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!