Uma nova “Pan European” poderá estar finalmente a caminho

By on 25 Julho, 2019

Desde o desaparecimento da Honda Pan European ST 1300 em 2013 e posteriormente em 2014 o da Honda Deauville NT 700, que temos vindo a assistir  à diluição progressiva do segmento das motos Touring e à sua evolução para motos do tipo Adventure, algumas com duas versões, como por exemplo as Tiger da Triumph, em que a mesma base tem um modelo com características mais de estrada e outro com maior capacidade offroad. Outras ainda derivam directamente de motos desportivas em que se montam alguns componentes para as tornar mais confortáveis e mais turísticas.

Pan European ST1300 de 2002-2013

O fenómeno “Adventure” transformou radicalmente o segmento das motos “Touring”  devido ao maior foco do consumidor em motos com maior capacidade para proporcionarem experiências mais abrangentes e mais radicais. Essa evolução do segmento Adventure provocou a menor procura de motos do tipo “Touring” e fez diminuir o investimento e desenvolvimento de novos modelos por parte dos fabricantes.

Honda VFR1200X Crosstourer

No entanto o mercado tem vindo a amadurecer e os próprios consumidores têm vindo a realizar, sobretudo aqueles que pretendem apenas viajar em estradas de alcatrão, que não faz sentido ter uma pesada e alta “Adventure” para o efeito.  Muitos ainda preservam ou procuram as antigas Pan European que, apesar da idade e dos Kms acumulados e carregadas de histórias para contar, continuam a proporcionar as melhores e mais confortáveis viagens em duas rodas.

Honda NT700 Deauville

O certo é que o desaparecimento daquelas duas referências da Honda deixaram um espaço nunca preenchido pela marca com nenhum outro modelo, tendo deixado uma legião de fãs entregues à oferta de outras opções, mais aventureiras, ou turísticas da concorrência como por exemplo as RTs da BMW .

Honda Pan-European idealizada a partir da VFR 1200 de 2009-2017

Como estamos a atravessar uma fase revivalista em que vemos as marcas a recuperar alguns dos seus icons do passado e como o mercado tem vindo a crescer e a evidenciar cada vez mais um maior nível de especialização na produção de novos modelos que satisfaçam os critérios cada vez mais afinados de cada cliente, não seria descabido pensar que a Honda pudesse no curto prazo vir a recuperar o conceito “Touring” outrora materializado em duas das suas motos mais emblemáticas como foram a Pan European e a Deauville.

Nova Tourer da Honda com motor da Africa Twin 1100 by Motostation

A revista francesa Motostation vai mais longe e confirma que está em desenvolvimento uma nova Touring da Honda que irá montar o motor bi-cilíndrico da Africa Twin, certamente a sua versão com caixa DCT e muito provavelmente já a nova versão de 1100cc com mais de 100CV, que irá adoptar a transmissão por veio. A Motostation acrescenta que a nova Touring da Honda poderá vir a chamar-se “Deauville” e não “Pan European” certamente para criar um maior “espaço” entre a sua actual Goldwing e a futura Tourer de menor cilindrada, no entanto penso que a Honda quererá ser criativa e conseguir projectar o passado de ambos modelos na nova versão.

Tudo está em aberto neste momento, e nada está confirmado pois já vimos no passado projectos de uma nova Pan European com motor V4 de 1200cc, o mesmo que monta a CrossTourer, projectos que nunca chegaram a ser desenvolvidos ou a chegar ao mercado. Com o desenvolvimento do novo motor da Africa Twin e a antiguidade que o modelo Crosstourer começa a sentir pode existir uma oportunidade para se colocar no mercado uma nova Tourer e recuperar o legado de imaginário de dois modelos, a Deauville e a Pan European, que no passado tantas memórias irrepetíveis deixaram num imenso universo de motociclistas.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!