Como realizares uma boa limpeza e manutenção da corrente da tua moto
A corrente de transmissão da tua moto é normalmente um dos pontos que geralmente esquecemos de limpar e manter. Aliás a longevidade da corrente e de todos o sistema de transmissão secundária que inclui pinhão e cremalheira dependem precisamente da manutenção periódica que se realize dos mesmos.
Neste artigo damos-te alguns conselhos de como fazer a limpeza e manutenção da corrente da tua moto para que a mesma possa durar em perfeitas condições o mais tempo possível.
Mas um tema tão importante como a lubrificação é a limpeza da corrente pois a mesma deverá ser libertada de toda a sujidade antes de ser aplicado o lubrificante.
Para procederes à limpeza e lubrificação da corrente da tua moto deverás primeiro adquirir os produtos profissionais e certos para o efeito. Um produto desengordurante para limpeza de correntes é fundamental normalmente em spray que especifica esse propósito. Uma escova ou pincel para libertar a sujidade é também aconselhável.
Durante todo o processo, de limpeza e lubrificação, deveremos proteger o disco do travão traseiro assim como a pinça de travão de serem afectadas por lubrificante ou mesmo sujidade projectada durante a limpeza. Também deverá colocar um cartão no chão por debaixo da moto na zona onde a corrente se situa e prevendo que ao rodarmos a roda a mesma possa projectar sujidade e óleo. Finalmente um pano para poder sujar e limpar o excesso de desengordurante da corrente ( um pano que será depois para colocar no lixo ) Papel de cozinha e umas luvas de latex são também recomendadas.
De preferência a moto deverá estar colocada no descanso central e colocada em ponto morto de forma a poder rodar a roda traseira. A limpeza deverá ser realizada por secções projectando o produto desengordurante e utilizando a escova para libertar a sujidade. Depois rodar a roda e proceder de igual forma para a secção seguinte até perfazer toda a corrente. O desengordurante deverá ser aplicado no interior, no exterior e nas laterais da corrente.
Para que o resultado desta fase seja o melhor possível e dependendo do nivel de sujidade da corrente poderemos repetir o processo, assim como recomendamos a utilização de uma escova específica para limpeza de correntes que permite chegar a todos os pontos da mesma. Aqui recomendamos que seja feito com calma e que o rodar do pneu se realize devagar para não projectar líquido nem correres o risco de te ferires entre a corrente e a cremalheira.
Depois da fase de aplicação do desengordurante deveremos passar um pano ao longo da mesma de forma a retirar todo o produto e deixá-la o mais seca possível. Uma corrente idealmente limpa apresenta o brilho do metal em toda a sua extensão.
Deveremos também ainda na fase de limpeza dar especial atenção à cremalheira e ao pinhão de ataque pois muitas vezes apresentam sujidade encrostada que muitas vezes apenas sai com uma espátula ou mesmo com a utilização da ponta de uma chave de parafusos. Novamente aplicando o produto desengordurante e limpando com um trapo o excesso e repetindo o processo as vezes que forem necessárias.
Chamamos a vossa especial atenção para o produto desengordurante que vão utilizar pois o mesmo deverá ser específico para correntes de o’rings e não retirar a lubrificação que existe dentro dos elos e vedados precisamente pelos o’rings. Com a corrente e elementos de transmissão limpos e secos poderemos passar à fase seguinte que é da lubrificação.
No mercado existem muitas opções específicas para lubrificação de correntes e deverão escolher o tipo de produto que ao ser aplicado é líquido e penetra entre os vários elementos da corrente, tornando-se mais espesso e viscoso ao fim de segundos. Esta viscosidade permite que o produto se mantenha por mais tempo na corrente evitando a sua projecção quando a moto roda e garantindo assim uma maior lubrificação da corrente e por conseguinte a sua longevidade.
O produto lubrificante deverá ser projectado no interior da corrente numa zona onde a mesma está mais exposta garantindo a proteção á projecção de outros componentes da moto, nomeadamente os discos de travão e respectivas pinças e também o próprio pneu. O processo é idêntico ao da limpeza, rodando o pneu com uma mão e pulverizando a corrente com a outra.
Deverás assegurar-te que toda a corrente foi lubrificada, primeiro por dentro e depois também nas laterais. Deverás depois agradar uns minutos antes de arrancar com a moto, para que o lubrificante atinja o estado de solidez e viscosidade máximas e que não seja projectado da corrente quando arrancares com a moto.
No final poderá novamente passar um pano descartável para limpar o excesso de lubrificante no exterior da corrente. Finalmente retirar as proteções colocadas no pneu traseiro e no disco e pinça de travão e verificar que os mesmos estão limpos e sem qualquer sujidade do processo. Atenção que existe um spray de desengordurante específico para limpeza de travões que deverá estar á mão durante o processo caso seja necessário.
Finalmente deverás aproveitar e verificar a tensão da corrente e ajustar se for necessário. Se a mesma apresentar muita folga no sentido lateral poderá querer dizer que a mesma necessita ser substituída. Essa análise iremos realizar num próximo artigo.
0 comments