Técnica: O revolucionário ‘3 cilindros’ da CFMOTO ao pormenor
No último Salão de Milão – EICMA 2023, a CFMoto deixou-nos algumas novidades importantes como o seu novo motor de três cilindros de 675 cc, inicialmente destinado a equipar a futura desportiva da marca, a denominada 675SR.
Recorde-se que a CFMoto revelou as suas futuras desportivas 500SR e 675SR por ocasião da celebração do “CFMoto Day 2023 ”.
Foi em março deste ano que tomamos conhecimento dos primeiros detalhes deste motor, poucos dias depois da CFMOTO ter registado os primeiros esboços no escritório de patentes.
Muito parecido em termos de estilo e conceito aos triclíndricos da MV Agusta F3 ou Triumph Daytona e Street Triple, este novo motor nasceu a partir do atual bicilíndrico paralelo de 449 cc, utilizado na desportiva 450SR, ao qual a CFMOTO acrescentou um terceiro cilindro paralelo. As semelhanças com o motor 450 são evidentes em elementos como o design da cabeça do cilindro e da tampa do comando de válvulas.
No entanto, este novo motor de três cilindros de 675 cc é um projeto interno completamente novo. As principais características incluem uma embraiagem deslizante FCC, bem como o uso de 12 válvulas na cabeça com duas árvores de cames acionadas por corrente.
Além disso, a marca anuncia que esta mecânica será a base de uma nova gama de motos que iniciará a vida comercial em 2024. Em termos de desempenho, o novo motor de três cilindros da CFMOTO anuncia um binário máximo de 68 Nm a 8.250 rpm. e uma potência final de mais de 100 CV a 12.300 rpm . A aceleração de 0 a 100 km/h é estimada em apenas três segundos.
Outra das principais características do novo motor de três cilindros da CFMOTO é o seu baixo peso, de apenas 55 kg . Para isso, o fabricante chinês utilizou elementos mecânicos como pistões de alumínio forjado.
0 comments