Benda Napoleon 450: Mais uma cruiser V-twin para a Europa?
Com um estranho nome, ‘Napoleão’, que nem mesmo uma marca francesa se atreveria a baptizar uma nova moto, a Benda apresentou no Salão de Motociclismo de Pequim a Napoleon 450.
Outro factor que não passa despercebido é o esquema de cor escolhido, com os designers da marca chinesa a jogarem com uma combinação de preto e dourado em toda a moto, uma decoração que lembra o icónico Lotus John Player Special de F1 pilotado pelo não menos lendário Ayrton Senna da Silva.
A cor dourada atinge os aros, cabeças do motor e cárteres. No que diz respeito ao motor, a empresa chinesa monta um V2 de 448 cc com refrigeração líquida que debita 37 kW (50 cv) às 8.500 rpm. O valor máximo de binário permanece em saudáveis 45 Nm a 7.000 rpm. O peso do conjunto chega a 190 kg , então não podemos dizer que a ‘Napoleão’ seja uma custom leve apesar da sua pequena cilindrada.
O que parece uma forquilha do tipo Hossack é na verdade um garfo convencional “disfarçado” com um pouco de plástico. A área traseira usa a imagem típica ” hard tail ” (parece que não há amortecimento), embora tenha dois amortecedores escondidos atrás do que parece ser uma espécie de tampas laterais. A verdade é que a tinta “rústica” usada em diferentes partes, como o braço oscilante, embaixo do assento ou o anel do farol, não parece a escolha mais elegante. O modelo foi apresentado em maio para começar a ser vendido em junho, embora não saibamos o preço.
Na China, as cilindradas estão a aumentar pouco a pouco e cada vez mais motos de lazer estão a ser vendidas. Pensamos que a Benda Napoleon 450 , numa versão de 48 CV para o A2 , seria bem recebida no Velho Continente. Veremos as intenções do fabricante a esse respeito…
0 comments