Buell Super Cruiser 1190: ‘Made in America’com assinatura da Roland Sands Design
A nova Super Cruiser pretende trazer algo diferente do que já existe no mercado. Afinal, essa sempre foi a filosofia de Erik Buell, que vende a marca há anos.
As ideias do ex-funcionário da Harley-Davidson continuam como sempre muito originais, tal como demonstra a sua última criação: a nova Super Cruiser 1190 animada por um V-Twin ‘descafeinado’ de 175 cv, inserido numa slhueta hiper-agressiva e, aparentemente muito leve.
A Super Cruiser 1190 que a Buell Motorcycle Co. está a desenvolver e espera lançar no mercado em 2025, é o resultado da colaboração entre Roland Sands e Erik Buell. “Sempre tivemos em mente construir uma cruiser – disse Bill Melvin, CEO da Buell Motorcycle. O mercado está repleto de fabricantes americanos conhecidos principalmente por terem motos grandes e pesadas, não tão rápidas e emocionantes quanto as famosas V-twins da década de 1930. A nossa Buell Super Cruiser será a moto mais empolgante do mercado”.
V-Twin da Buell 1190 SX cai para 175 cv
O customizador Roland Sands foi então convidado a dar uma alma a esta cruiser de alta performance construída com base no Buell 1190 SX – uma superdesportiva bem ao estilo americano. A futura Super Cruiser equipa o mesmo motor V-twin de 1190cc e os mesmos corpos de aceleração, numa versão ligeiramente adocicada mas que vê a potência descer de 180 para 175cc – pouco mais que nada. A caixa de ar também é a mesma, mas difere na tampa superior. O quadro de aço cromo-molibdénio construído pela Roland Sands Design tem uma geometria agressiva e é completamente novo, enquanto o braço oscilante da 1190 SX permanceu.
Escape SC Project
A ciclística é obra da Roland Sands Design: depósito de combustível, os dois guarda lamas concebidos em chapa de metal, assim como a braçadeira tripla e os tirantes pretos são elementos assinados pela RSD. O sistema de escape que sai curto à direita da moto é composto pelos coletores Buell originais e o silenciador é da marca italiana SC Project , enquanto o radiador de alumínio é totalmente obra do designer californiano.
Um ‘cocktail’ original e poderoso
Muitas outras peças vêm da 1190 SX : as rodas de 17” e o original disco dianteiro, toda a eletrónica, o guiador e os controles do pedal.
“Tenho trabalhado em projetos como este há mais de vinte anos e esta é a primeira vez que conseguimos construir uma cruiser de alto desempenho sem comprometer o peso e o tamanho do motor que um V-twin geralmente exige”, diz Roland Sands. Se as promessas forem cumpridas, será uma moto divertida e emocionante. Veremos.
Para mais info sobre a Buell Motorcycles clique AQUI
0 comments