Italjet Dragster 559 Twin: Pronta para a estreia, mas quando?

By on 19 Dezembro, 2023

É uma espécie de super-desportiva das maxi-scooters, combinando uma mistura de soluções técnicas de motos e detalhes de scooters. O motor de quase 60 cv está acoplado a uma caixa de seis velocidades. Deve chegar aos concessionários em 2024, mas a solução tem de agradar à maioria dos amantes das maxi-scooters mais poderosas.

A Yamaha T-Max 500 foi uma das percursoras das maxi-scooters de alta performance, seguindo-se modelos semelhantes de outros fabricantes, como a mordaz Kymco (AK 550) ou a mais moderada Forza 750 da Honda, num segmento que representa um nicho de mercado dos ‘scootistas’ mais acalorados pelas performances puras, sem necessidade de trocar marchas. A Italjet quis ir mais longe com a Dragster 559 Twin, que na verdade não é a sua primeira experiência neste género ‘maldito’ das maxi-scooters.

A sua super-desportiva de dois cilindros é uma mistura de soluções técnicas de motos e detalhes de scooters. A nova Dragster 559 Twin apresenta um design desportivo que rompe com os moldes e pretende ser o elo de ligação entre o mundo das scooters e o das motos, com um desempenho que promete ser bastante interessante – uma intenção que, pudemos, assegurar que não é nova, tendo também sido protagonizada pelos três fabricantes que acima referimos.

O coração do projeto é o motor, um bicilindro paralelo arrefecido a líquido capaz de debitar uma potência de 58,3 cv às 8.500 rpm e um binário de 55 Nm às 6.500 rpm com uma entrega, promete a Italjet, plena desde as rotações mais baixas. A eletrónica inclui ABS e controlo de tração, enquanto a caixa de velocidades é manual de seis velocidades, acoplada a uma embraiagem multidisco húmida, uma caraterística que diz muito sobre os objectivos da exótica Dragster italiana – cujo nome diz tudo sobre o objetivo de se tornar na maxi-scooter mais rápida do mundo.

O quadro é um treliça tubular, enquanto o departamento de suspensão vê em ação uma forquilha invertida de 48 mm com 120 mm de curso e um monoamortecedor traseiro, ambos ajustáveis. A travagem é assegurada por dois discos em pétala de 270 mm com pinças radiais à frente e um disco de 230 mm atrás, enquanto as jantes de 15 polegadas estão equipadas com pneus Pirelli Diablo. As dimensões são interessantes, a distância entre eixos mede 1542 mm, a distância ao solo é de 79,5 cm, o peso a seco é de 180 kg e o depósito de combustível é de 16 litros. “O equilíbrio entre performance e maneabilidade”, explica a Italjet, “foi um objetivo fundamental no desenvolvimento da Dragster 559 Twin e foi também dada grande atenção ao conforto, graças a um estudo cuidadoso da ergonomia para favorecer a facilidade de utilização”.

Esperemos que todas estas boas intenções se confirmem de facto, mas o que o fabricante não diz é a sua velocidade máxima, algo que obviamente todos gostariamos de saber.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments