Scoop: Poderosa GT chinesa com motor boxer de oito cilindros
Há algumas semanas surgiram os primeiros rumores de que uma empresa chinesa estava a preparar numa moto de oito cilindros inspirada na Honda Gold Wing, a rainha das GT (Grand Touring). A confirmação surgiu dias depois, quando se soube que essa empresa era a Great Wall Motor Co. (GWM), um fabricante chinês de automóveis de luxo.
A marca foi fundada em 1984 pelo bilionário chinês Wei Jianjun. Para além de fabricar automóveis, oferece serviços relacionados ao setor automóvel como finanças, seguros, aluguer de veículos, reciclagem, etc. A empresa opera na Europa, Ásia, América, África, Médio Oriente e Oceania.
Os primeiros rumores sobre motos com motor boxer de oito cilindros semelhantes à Honda Gold Wing surgiram no ano passado, na altura em que Wei Jianjun, líder da GWM, publicou um vídeo a mostrar uma moto de oito cilindros. Agora, o tal motor boxer foi visto no Salão de Pequim que abriu portas no passado dia 25 de abril.
Espera-se que a futura moto não se chame GWM, já que a empresa utiliza nomes específicos para cada departamento. O certo é que a marca de automóveis de luxo patenteou um motor de oito cilindros que, em alguns aspetos, é semelhante à Honda Gold Wing, mas com características superiores. O motor poderá ter cerca de 2000 cc, um aumento em relação aos 1833 cc da Gold Wing atual, e seria um motor de oito cilindros, não um boxer de seis cilindros. Similar ao modelo japonês, a moto chinesa usaria uma caixa de velocidades semiautomática e transmissão final por cardan.
As empresas chinesas inspiram-se muitas vezes em designs conhecidos, pelo que não nos surpreenderia se a futura boxer de oito cilindros adoptasse soluções da Honda Gold Wing. A Great Wall Motor Co., Ltd. (GWM) é uma empresa financeiramente sólida, liderada por Wei Jianjun, o 12+1º bilionário chinês com uma fortuna estimada em 12,2 mil milhões de dólares. O departamento de I+D+i da GWM possui recursos mais que suficientes para surpreender com uma moto de oito cilindros!
0 comments