Yadea F 200: Desenhada em colaboração com a Porsche
Esta scooter elétrica é equivalente a uma 125, mas apresenta um desempenho real de uma 300 e foi projetada em parceria com a Porsche. A Yadea F 200 foi revelada no ‘Barcelona Motor Show’ realizado na semana passada.
Limitados por um regulamento que obriga os fabricantes a projetar motos que não ultrapassem os 11 kW de potência (14,75 CV), os modelos 125 são a única opção para condutores que não possuam habilitação específica para pilotar modelos mais potentes. No entanto, existem muitas motos elétricas que são consideradas 125 por homologação , embora os seus desempenhos reais sejam muito superiores aos alcançados por um modelo desse tipo, como é o caso desta scooter.
Chama-se Yadea F 200 e será a mais potente entre todos as scooters do seu tipo que a marca comercializa. Isso também significa que passará a competir com as scooters elétricas mais modernas da atualidade, incluindo a Silence S01, a mais vendida na vizinha Espanha.
Segundo a Yadea, a F 200 foi “desenhada em colaboração com o Studio FA Porsche e inspirada nas formas esculturais e elegantes dos carros desportivos” de Estugarda. A marca sabe da importância que este modelo pode ter e, por isso, recorreu à própria Porsche e ao seu centro de design para moldar a F 200. O resultado é uma scooter futurista, cujas linhas são percebidas como tecnológicas, algo que fica especialmente evidente no desenho dos grupos luminosos, tanto dianteiros como traseiros.
Ter recorrido à Porsche para dar forma à F 200 parece uma jogada lógica, tendo em conta que utiliza o mesmo esquema elétrico utilizado pelo modelo mais potente da marca alemã. O seu trem de força é articulado em torno do mesmo motor elétrico integrado ao braço oscilante traseiro, cuja potência máxima é estimada em 13,5 CV (10 kW), e uma bateria não removível localizada sob o piso atrás da carenagem.
Embora pela sua potência seja homologada como 125, conta com um ambicioso binário máximo de 236 Nm (anuncia a marca) o que perimtirá à F 200 apresentar uma aceleração típica de uma moto de 300cc. Segundo a marca, vai de 0 a 50 quilmetros por hora em apenas 2,5 segundos. A sua velocidade máxima é de 100 km/h e por isso é rotulada como um modelo capaz de deixar a cidade para trás e adequado para incursões em vias rápidas, embora essas não sejam o seu habitat natural.
A capacidade da bateria, localizada sob o piso plano e fabricada pela ATL, é de 4,61 kWh. Com carga completa, poderá oferecer uma autonomia de 140 quilómetros , valor superior ao do Silence S01 e semelhante ao da Ray 7.7.
Graças à colocação da sua bateria, o espaço sob o assento é totalmente livre, permitindo uma capacidade de carga de 31 litros, suficiente para acomodar um capacete integral e vários outros pequenos objetos. A isso se somam outros atrativos como a conectividade com smartphones.
Embora o seu preço ainda não tenha sido confirmado com exatidão, a divisão espanhola da Yadea especificou que rondará os 6.000 euros. Em Portugal, a marca Yadea faz parte do portfólio da Lusomotos.
0 comments