Yamaha regista cinco novos nomes de modelos na Europa
A Yamaha registou os nomes de cinco novos modelos na Europa: RW125, RW155, RW250, RW350 e RW700. A notícia correu imediatamente o mundo, e as considerações dos entusiastas e dos especialistas da indústria sobre que tipo de motos, ou scooters, poderiam ser foram lançadas.
Todas as denominações se destinam especificamente a ser utilizadas em “motociclos, scooters, ciclomotores, motociclos de três rodas, scooters de três rodas, ciclomotores de três rodas e peças e acessórios para todos os itens acima”. Mas, por exclusão, podemos arriscar que se trata de motos, porque os ciclomotores podem ser excluídos dadas as capacidades do motor e para os triciclos, scooters ou motos, já existem outros nomes, nomeadamente Tricity e Niken. Poderiam também ser scooters, mas consideramos menos provável que haja uma gama completa com todas estas cilindradas, embora, sejamos claros, o facto de se ter registado o nome com várias cilindradas não significa que todas essas cilindradas serão efetivamente lançadas no mercado. Por vezes, regista-se o nome da marca apenas para o proteger, caso um dia se decida abranger também essa cilindrada, mas talvez o modelo a lançar inicialmente seja apenas um.
E são precisamente as cilindradas que sugerem que pode haver uma ligação com as actuais gamas MT, R e XSR. A única diferença estaria na 350, que atualmente não existe, mas que poderia ser uma evolução da atual 321.
Mas o que significa RW? Muitas pessoas estão a tentar perceber como se fosse um enigma de verão a ser feito debaixo do guarda-sol. Vamos então tentar fazer algumas suposições que possam fazer sentido. De um modo geral, a letra R é utilizada nos modelos de estrada e, por isso, é automático excluir da lista as motos de aventura do tipo Ténéré, que seriam realmente interessantes de ver nestas cilindradas.
Voltando ao asfalto, convém ainda acrescentar que não há muito tempo a Yamaha registou no Japão outros nomes como RZ250 e RZ350, uma sigla que no passado foi utilizada em modelos desportivos a dois tempos que na Europa conhecemos como… RD!
No passado, a letra W também foi utilizada pela Yamaha para identificar alguns modelos altamente desportivos, como a YZF1000W e a YZF600W.
Podemos então assumir que esta série RW é composta por modelos desportivos de estilo retro? De momento, esta parece ser a hipótese mais credível. No entanto, também é verdade que já existe a gama XSR que viu recentemente a adição da XSR900 GP, uma moto com uma imagem forte e desportiva e referências retro óbvias. Talvez a Yamaha esteja a pensar em separar mais claramente os modelos naked e, portanto, a XSR dos modelos mais desportivos e com carenagem, como a GP?
Estaremos atentos a todas as novidades do fabricante japonês.
Imagem:https://www.yamaha-motor.eu
0 comments