Ducati fecha 2023 com lucros acima dos mil milhões de euros
A Ducati encerrou o ano de 2023 com resultados financeiros que confirmam a solidez da empresa e a validade das decisões estratégicas tomadas em anos recentes.
O resultado financeiro registado em 2023 é o melhor de sempre para a Ducati, com 112 milhões de euros e um nível correspondente crescente de lucros da empresa , que comparativamente ao ano anterior, atingiu mais 10,5%. Apesar do aumento da concorrência internacional e das dificuldades sentidas no mercado chinês, a faturação do fabricante de motos de Borgo Panigale em 2023 excedeu os mil milhões de euros pelo segundo ano consecutivo, atingindo os 1.065 milhões de euros, parcialmente abaixo do valor recorde de 2022 (1,089 milhões de euros).
Em 2023, foram entregues aos entusiastas Ducatisti 58.224 motos em todo o mundo. Um resultado que apesar de ser inferior ao de 2022, posiciona o ano passado como o terceiro melhor da história da marca em termos de volume de vendas.
“Motivados pelo cumprimento de objetivos, olhamos para o futuro com determinação e vamos continuar a desenvolver o plano da marca e a nossa gama de produtos, com o desejo de expandir a nossa presença em novos segmentos, chegar a novos motociclistas e fazer crescer a comunidade de Ducatistas. A entrada no motocross planeada para este ano é a prova disto mesmo”, declarou Claudio Domenicali , CEO da Ducati .
Henning Jens, CFO da Ducati , acrescentou: ” 2023 foi caracterizado por um cenário no mercado de motos global de aumento de concorrência e situações económicas desafiadoras à volta do mundo. Apesar disso, a Ducati conseguiu fechar o ano com um aumento dos lucros que chegou aos 10,5% e um novo resultado operacional recorde. Isto foi possível graças a uma gama de produtos diversificados e atraentes e um enorme foco na disciplina de custos e na eficiência de todos os processos. Este resultado também mostra que a Ducati opera com uma estratégia clara e uma base financeira robusta, entregando um excelente desempenho, mesmo em anos desafiadores. ”
7 novos modelos para 2024
Para 2024, a Ducati apresentou ao público sete novos modelos que expandiram uma gama cada vez mais sofisticada de produtos, composta por motos de tecnologia avançada e com uma estética distintiva.
Entre os modelos mais antecipados estão certamente a nova Hypermotard 698 Mono, com o qual a Ducati marca a sua entrada no segmento supermoto monocilíndrico e a DesertX Rally, que eleva a capacidade off-road da família DesertX a um nível mais elevado graças aos componentes profissionais. Mas também a Multistrada V4 RS, que com o motor Desmosedici Stradale combina os mundos turísticos e super sport numa única moto e a Multistrada V4 Grand Tour, uma moto touring por excelência, para todos os apaixonados por viagens de longa distância.
Mais espaço dedicado às motos de coleção
Para 2024 a Ducati apresentou duas motos que comemoram o 30º aniversário do nascimento de dois dos mais icónicos modelos da história da marca com sede em Bolonha: a Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916 e a Monster 30° Anniversario. Ambas em séries numeradas e limitadas a 500 unidades, com decorações e componentes exclusivos.
Para os apaixonados pela exclusividade, desempenho e qualidade artesanal, a Ducati apresentou a Ducati Diavel for Bentley: uma edição limitada a 500 unidades, inspirada pelo Bentley Batur e construída sobre a base da Diavel V4. Uma colaboração que apenas um construtor como a Ducati pode proporcionar e que uma duas marcas que partilham uma visão feita de tecnologia e estilo.
Finalmente para os Ducatistas mais apaixonados, foram criadas as cinco Panigale de coleção dedicadas aos sucessos esportivos realizados nos campeonatos de MotoGP, WorldSBK e WorldSSP. Com decorações especiais inspiradas nos dos Campeões Ducati, as Panigale 2023 Replicas tornam-se únicas pela assinatura original no depósito e na entrega de um certificado de danos, equipamento técnico exclusivo e uma caixa de madeira de transporte.
0 comments