Harley-Davidson 1200 FLH 1976: A última moto do rei do Rock

By on 18 Maio, 2023

Símbolo de uma longa paixão para com as motos de Milwaukee, esta Harley FLH de 1976 foi a última moto comprada por Elvis Presley. Vai em breve a leilão no Indy 2023 da Mecum, no dia 20 de maio.

Influenciado por tudo, desde o blues ao bluegrass, o pioneiro do rock and roll americano, Elvis Presley, tinha um gosto por veículos tão diverso quanto a sua música. Embora a sua coleção acabasse por conter tudo, desde Triumph’s e buggies até BMW’s e Ferraris, os favoritos do rei sempre foram a Cadillac e Harley-Davidson. Com os seus primeiros grandes sucessos em 1955, Elvis lucrou o suficiente para ter o seu primeiro Cadillac e a sua primeira Harley, sendo esta última uma HD ST 165 de 1956 para iniciantes.

Elvis depressa a trocou por um modelo 57 KH, que foi um precursor da Sportster. A KH encaixava na crescente imagem do rock and roll do rei, e encomendou-a com um pára-brisa de turismo e um assento confortável  para levar qualquer possível passageira do sexo feminino em passeio. Elvis e a sua KH apareceram na capa da revista ‘The Enthusiast’ da Harley-Davidson em maio de 1956.

Depois da KH, o rei mudou para V-Twins grandes quando viu a nova FLH Hydra Glide no expositor de um revendedor de Memphis em 1956, e teve que tê-la. Com o seu sucesso crescente, as novas Electra Glides e Duo Glides seguiram-se, quase sempre enfeitadas com uma variedade completa de acessórios. Ao longo dos anos 60 e início dos anos 70, a sua coleção cresceu para incluir trikes com motor VW selvagens e customs personalizadas. Somente em 1976, Elvis encomendou três Electra Glides, todas modificadas e com pintura personalizada.

O lote S228 da Mecum inclui a última moto do rei de 1976, mas, mais importante, é a última Harley-Davidson que Elvis comprou. Importante pelo seu lugar na herança HD, a especificação bicentenária original é apenas uma gota no balde em comparação com o estado original do modelo. Comprada em agosto de 1976 por Elvis e com matrícula da Califórnia, as chapas da FLH foram posteriormente repintadas num esquema de cores azul e preto com algum trabalho de aerógrafo, antes da moto ser entregue na sua propriedade em Graceland, Memphis.

Com o falecimento de Elvis Presley em agosto de 1977, a FLH foi vendida ao proprietário de um hotel em Nova Jersey e, posteriormente, exposta numa caixa de vidro no Pioneer Auto Museum por mais de 30 anos. Com 1261 milhas (2029 km) indicadas no odómetro e oferecida com as suas chaves originais, a FLH foi vendida pela GWS Auctions em 2019 por 800.000 dólares.

Quanto vale a moto agora com o grande número de seguidores de Mecum? É difícil dizer, mas não ficaríamos surpresos em ver lances de sete dígitos. Afinal, esta foi a última moto do rei do rock!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments