KTM e Pierer Mobility aquirem participação maioritária na MV Agusta
O Grupo Pierer Mobility tornou-se acionista maioritário da MV Agusta, a família Sardarov retém 49,9% das ações. Timur Sardarov cede o lugar de CEO da empresa a Hubert Trunkenpolz.
A MV Agusta passou por problemas financeiros após um desempenho sombrio em 2023. Enquanto isso, o CEO da empresa, o empresário russo Timur Sardarov, foi inflexível em não ceder o controle da empresa ao gigante Pierer Mobility Group (KTM, Husqvarna, GasGas ). Final da história: a Pierer Mobility adquiriu de facto o controle acionista da MV Agusta.
O Pierer Mobility Group (PMG) deixou claro que desejava adquirir o controle acionista da MV desde sua compra inicial de 25% em 2020. A finalização do acordo vê a PMG como acionista controladora quando emitiu uma opção de compra, aumentando sua participação na MV para 50,1%
O acordo também representa uma mudança nos negócios diários da MV. Hubert Trunkenpolz substitui Timur Sardarov como CEO e Presidente do Conselho de Administração. (Hubert é sobrinho de Hans Trunkenpolz, co-fundador da KTM, daí o “T” no nome da marca.) Sardarov permanecerá com a MV na função de vice-presidente. Além disso, a PMG planeia expandir a sede da MV em Varese, Itália.
Depois de tudo isto, Sardarov afirmou: Sadarov disse: “A MV Agusta incorpora paixão e um sentimento único de romance que me cativou, como empresário experiente, desde o primeiro dia. O desafio pessoal de tirar a empresa da crise e direcioná-la para o sucesso por meio de estratégias de negócios inovadoras, expansão de equipas e desenvolvimento de novos produtos foi vencido. É uma honra desempenhar um papel na formação do legado da MV Agusta. Nos últimos cinco anos, tanto a empresa quanto eu evoluímos significativamente. O nosso crescimento juntos é uma prova da jornada transformadora que compartilhamos. O meu tempo na MV Agusta foi um capítulo crucial na minha vida, repleto de alegrias e desafios mútuos. À medida que continuo a servir como vice-presidente dedicado, estou empenhado em apoiar a empresa e o seu sucesso contínuo.”
E agora? Será muito interessante ver que tipo de produtos esse novo empreendimento irá produzir. A KTM, por exemplo, declarou inequivocamente que não desejava produzir mais motos desportivas desde o fim da produção da RC8. Quanto às naked’s, a KTM já tem as suas bases cobertas com a 890 Duke e a 1390 Super Duke R. Na verdade, as marcas KTM, GasGas e Husqvarna cobriram muitos segmentos, e mais ainda a KTM.
Vai a Pierer Mobility Group continuar a lançando a linha existente da MV Agusta? Só o tempo dirá.
0 comments