30 km/h é agora norma em muitas cidades de França

By on 5 Agosto, 2021

O limite de velocidade de 30 km/h está-se a generalizar entre os municípios de França. Se o anúncio desse limite em Paris gerou muita controvérsia, a Cidade Luz pital está longe de ser um caso isolado. 

Grenoble foi a primeira cidade a estabelecer o limite dos 30 km/h em 2016, seguida por Begles e depois Lille no final de 2019, antes de Nantes.  

No final de Julho esse limite tornou-se norma em Paris e, se por acaso vai para lá não o exceda ou arrisca-se a ser autuado.  

Desde o passado domingo, Montpellier também reduziu o limite para 30 km/h, sendo uma excepção para algumas vias os 50 km/h. De acordo com a prefeitura, o objetivo da medida é melhorar a segurança dos utentes, em especial dos mais vulneráveis. Em Niort as coisas ainda são mais apertadas, com toda a zona centro limitada aos 30 e as designadas  “zonas de encontro” limitadas a apenas 20 km/h. Bom, isto numa moto nova de 1000cc, com EU5 e todas as limitações dessa norma… é praticamente impossível de cumprir!

De acordo com um estudo realizado em Grenoble pelo Cerema, a redução dos limites de velocidade está a dar frutos, com uma queda significativa nas velocidades praticadas e uma diminuição nos acidentes tanto em número como em gravidade. Por outro lado, o argumento ecológico que muitas vezes é apresentado para defender este tipo de plano não foi mencionado.

Portanto, se for viajar para França, tenha cuidado com o punho do acelerador. Nós por cá, ficamos bem com os 50 km/h… mas sabemos que também já existem zonas abaixo desse limite!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments