5 Dicas para poupar nos consumos da moto

By on 6 Maio, 2020

Sempre que o preço do barril sobe e o mercado de combustíveis inflaciona-se, o preço da gasolina dispara nos postos de combustível – algumas vezes de forma exorbitante. Claro que não é o caso neste momento, mas quando todos deixarmos o confinamento e voltarmos aos nosso locais de trabalho, poderemos de novo ver os preços da gasolina a disparar.

Por Ricardo Ferreira

Aqui deixamos algumas dicas através de 5 conselhos para poupar o precioso líquido:

  1. NÃO EXAGERE NO AQUECIMENTO DA MOTO

A redução do consumo de combustível começa no momento em que liga a ignição. Por exemplo, não precisa de deixar a sua moto a aquecer durante dez minutos no descanso. É melhor fazê-lo nos instantes em que ajusta o equipamento (capacete, luvas e blusão) e depois partir tranquilo, sem nunca puxar demasiado cada marcha.

Em zonas urbanas. conduzindo abaixo do ponto intermédio do conta-rotações, poderá alcançar excelentes médias de consumo; contenha a ‘tentação’ de acelerar!

2. PRATIQUE UMA CONDUÇÃO SUAVE

Pratique uma condução suave, com binário no primeiro terço da gama de rotações. Lembre-se de mudar de velocidade o mais cedo possível, por forma a manter o regime do motor suficientemente baixo e distante do ponto intermédio de rotações. De um modo geral isto vai ajudá-lo a reduzir o consumo médio de combustível.

Evite acelerações fortes. As velocidades elevadas do motor, aumentam consideravelmente o consumo de combustível, pelo que – excepto em situações de emergência para a sua segurança – deve manter sempre o limite inferior da gama de velocidades do motor sem exceder o valor máximo de rpm do binário (inspecione a ficha técnica da moto, onde esse valor consta).

20YM Africa Twin Adventure Sports

Antecipe as desacelerações, para utilizar o travão do motor, o impulso da sua moto (sem se pôr em perigo ao modificar excessivamente o seu estilo de condução), a multiplicação das ações de aceleração/ travagem aumentam de forma exorbitante o consumo.

Eventualmente, pode reduzir ligeiramente a sua velocidade de cruzeiro se utilizar a auto-estrada diariamente, por exemplo. Ao conduzir a 100-110 km/h em vez de 120 km/h vai poupar alguns decilitros de combustível.

Pneus com baixa pressão ou uma corrente mal lubrificada agravam os consumos; são dois factores a que deve estar sempre atento!

3. REGULAR A PRESSÃO DOS PNEUS

Verifique a pressão dos pneus, pois se estiverem com pouca pressão, podem aumentar o consumo para além de se desgastarem mais rapidamente. Pneumáticos com baixa pressão agravam os consumos da moto, devendo sempre ajustar a pressão ao peso que transporta – por exemplo, com passageiro e/ou malas carregadas, a pressão não deve ser a mesma da moto sem malas e o segundo ocupante.

A pressão dos pneus deve ser sempre a preconizada pelos fabricantes. Caso esta não venha indicada nos pneus, inspecione o autocolante que especifica a pressão recomendada, normalmente situada na zona da corrente de transmissão secundária ou no braço oscilante, ou ainda no manual do utilizador.

Pode proceder a esta operação antes de sair de casa, ou no posto de abastecimento mais próximo, usando sempre uma mangueira com indicador de pressão.

4. AJUSTAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

 Ter uma corrente de transmissão devidamente tensionada e lubrificada ajuda a limitar o esforço mecânico. Da mesma forma, se o filtro de ar da moto estiver limpo, se as velas de ignição estiverem em bom estado e o nível de óleo correto, tudo isto limitará o consumo de combustível.

 De um modo geral, uma moto com manutenção adequada é uma moto que consome menos, mesmo com pastilhas de travão novas que podem não atuar devidamente nos primeiros quilómetros!

5. UTILIZAR APENAS AS MALAS QUE PRECISA

Por último, para que serve conduzir a sua moto com a top case e/ou malas laterais se não as utiliza? Claro que, se possuir uma GT equipada com caixas laterais originais e perfeitamente integradas, retirá-las não será uma alteração significativa.

20YM Africa Twin Adventure Sports Pannier Bag

Por outro lado, se possui uma trail equipada com uma top-case e malas laterais que não utiliza diariamente, retirá-las vai reduzir o seu consumo médio de combustível, limitando o peso e o travão aerodinâmico.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments