A Arc Vector é uma moto com capacete e blusão interativos

By on 29 Novembro, 2022

Houve uma desaceleração no progresso de muitas startups de motos desde a pandemia de Covid-19. O modelo elétrico Vector está a ser trazido de volta pela Arc.

Sob a marca Jaguar Land Rover, a Vector foi inicialmente concebida como um conceito de moto elétrica. O fundador e CEO da Arc, Mark Truman, levou o conceito para a sua própria empresa, depois de achar o protótipo muito caro de produzir. Apesar da sua estreia no EICMA de 2018, o projeto da Vector esmoreceu no meio da pandemia.

Interação condutor-moto

Como parte da interação moto-piloto, o capacete Arc Zenith funciona como uma chave para a moto (sem chave) e mostra ao motociclista notificações de navegação, velocidade e da câmara retrovisora ​​(head up display). Da mesma forma, o blusão Arc Origin alerta o utilizador sobre os perigos da estrada com feedback tátil, como vibrações. Além de tudo isso, o desempenho desta moto elétrica é o seu maior trunfo.

Com seu design inovador de bateria, Truman acredita que a Arc está pronta para revolucionar o mercado de motos elétricas. “No futuro, quando as motos elétricas forem o único tipo de moto permitido na estrada, queremos que as crianças digam: ‘Viste aquela bateria ali? Olha para aquela bateria, não é linda?’ Isto pode parecer estranho, mas é isso que queremos que aconteceça.”

Além de levar 40 minutos para carregar, a Arc possui uma bateria de 399V com capacidade de 16,8kWh, proporcionando uma autonomia de 436 km e velocidade máxima de 200 km/h, fazendo os 0 a 100km/h em 3,2 segundos. A fibra de carbono compõe o braço oscilante, enquanto a Ohlins compõe a sua suspensão e a Brembo o sistema de travagem.

O que são os Arc Angels?

Além do design, o Arc também se esforça para melhorar o desempenho. Para conseguir isso, a marca designará 10 clientes como Arc Angels. A tecnologia de interface homem-máquina (HMI) do Arc Pilot System será desenvolvida pelos membros através da participação em track days organizados pela Arc.

“Este é o melhor olhar dos bastidores para esses clientes”, disse Truman. “Essencialmente, eles vão tornar-se parte da equipa de desenvolvimento. Vão tornar-se pilotos de teste e serão solicitados a testar o sistema em ambiente real.”

“Já tivemos muitos pilotos de teste”, continua Truman, “e todos dizem a mesma coisa: a moto parece muito menor do que é na realidade e vira e muda de direção diferente de tudo o que eles conduziram. Pesa 235kg, parece uma moto bem grande, mas não é.”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments