A descoberta histórica de um protótipo Triumph de 1901

By on 4 Dezembro, 2021

Na sequência do anúncio da celebração do 120º aniversário da mais icónica marca de motos britânica e da apresentação da moto número ‘Um Milhão’ da produção de Hinckley, a Triumph anunciou um achado único: a descoberta histórica da primeira moto Triumph alguma vez construída.

Estamos a falar de um achado histórico incrível, uma moto descoberta e restaurada pelo maior colecionador de motos Triumph clássicas, Dick Shepherd. Nem mais nem menos do que o protótipo de 1901 que vem reescrever as páginas da história da marca, acrescentando um novo capítulo, anterior ao lançamento comercial da primeira Triumph que aconteceu em 1902.

A incrível descoberta de Dick Shepherd

O rumor existia há muito, baseado em notícias de jornais publicados naquela época que mencionavam o protótipo desenvolvido a partir de uma bicicleta Triumph, na qual foi montado o motor do construtor belga Minerva, cujo objectivo era provocar no público o desejo de ter uma moto Triumph.

Dick Shepherd, explica como tudo aconteceu. “Fui abordado pelo amigo de um colecionador, que infelizmente faleceu recentemente, para avaliar uma Triumph antiga. Reparei que essa moto tinha detalhes que não conhecia de nenhuma das Triumph inicialmente produzidas. Juntamente com a moto, esse colecionador tinha recebido uma carta da Triumph, datada de 1937, que autenticava a sua origem e detalhava algumas características.”

“A moto apresentava um número de motor que é consistente com as referências apontadas em registos do construtor Minerva para uma primeira Triumph, em 1901. A partir desse momento, o significado histórico desta descoberta ficou absolutamente claro.”

“Na qualidade de apaixonado de toda uma vida pela história e feitos desta incrível marca britânica, ter descoberto esta sobrevivente e tê-la restaurado para uma condição gloriosa semelhante à de quando foi apresentada pela primeira vez em 1901, é algo que me dá uma enorme satisfação”, concluiu Dick Shepherd.

Mostrada ao público pela primeira vez no Salão ‘Motorcycle Live’ em 1901, este protótipo estará em exposição num evento especial dedicado à circunstância, no Triumph Factory Visitor Experience, em Hinckley, no próximo dia 14 de Dezembro, onde a moto será apresentada em público pela primeira vez em 100 anos.

Em breve, a Triumph irá inaugurar a exposição dedicada aos 120 anos da marca, no Triumph Factory Visitor Experience, onde este protótipo original de 1901 poderá ser visto juntamente com a recém revelada Tiger 900 Rally Pro ‘Um Milhão’, para além de outros modelos, que compõem a riqueza da história da marca.

O Triumph Factory Visitor Experience está localizado na sede da Triumph, em Hinckley, e pode ser visitado de quarta-feira a domingo, entre as 10h00 e as 16h30.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments