A Honda PCX poderá vir a montar motor VTEC de 4 válvulas

By on 18 Setembro, 2019

Na Internet podemos encontrar vários desenhos de patentes que, segundo consta, foram registados para uma nova scooter no Japão. Observando as imagens  e as  ilustrações do motor vemos que foram publicados juntamente com o desenho de uma scooter que lembra muito a Honda SH150i.

A Honda SH150i é a equivalente da SH125i na europa e comparte muitos dos seus componentes com a Honda PCX125. Se as imagens forem genuínas, isso pode significar que o motor pode vir a ser usado para o próximo modelo da PCX. .

A PCX 125 foi atualizada, sendo vendida ainda com a mesma unidade de 149 cc com duas válvulas e uma única árvore de cames. Enquanto isso, a concorrente mais próxima, a Yamaha Nmax, vem com um motor de 125 cc de quatro válvulas e abertura variável da válvulas.

A partir dos desenhos da patente, parece ser que este novo motor registado pela Honda virá com quatro válvulas por cilindro, com duas pequenas válvulas de admissão e com válvulas de escape de maior dimensão. Visto de perfil, a peça com o número 69 parece ser um pequeno solenóide que controla os timings das válvulas. Se assim for, esse seria um sistema de sincronização de válvulas ajustável, semelhante ao VTEC da Honda, comum nos motores de automóveis da marca.

Além dos carros da Honda, o VTEC já apareceu na Honda CB400. Através do tempo de abertura variável das válvulas, um motor pode produzir a energia e a eficiência de combustível ideal, dependendo do limite de rotação do motor e da maneira como o veículo é conduzido ou pilotado.

fonte : PaulTan

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!